São cerca de duas dezenas de voluntários e dez dias de atividades culturais e de convívio. Tudo, em prol de uma receção que se adivinha memorável para os dois mil alunos, oriundos de cinco continentes, que chegam agora ao Porto ao abrigo do programa Erasmus. A organização é da Erasmus Student Network Porto (ESN Porto) e o roteiro começa já esta quinta-feira, às 17h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto (UP).

Depois, não faltarão “noites tradicionais portuguesas”, passeios pela cidade, “piqueniques e festas de arromba”, promete a organização. Entre as atividades previstas, a habitual visita às Caves do Vinho do Porto – com direito a degustação – e a “Portuguese Night”, a 24 de Setembro, que envolve chouriças assadas, atuações de grupos de fado e “uma mão cheia de ‘portugalidades'”.

“Os [alunos] Erasmus chegam a Portugal sem conhecer o país e as nossas tradições”, por isso, “durante a primeira semana destes alunos na cidade fazemos as mais diversas atividades culturais e lúdicas para que tenham contacto com o melhor que Portugal tem para oferecer”, explica Ricardo Oliveira, presidente da ESN Porto, em comunicado.

Stefanie Romano, estudante belga que participou no programa o ano passado, diz mesmo que “estas atividades são, além de divertidas, uma excelente oportunidade para conhecer pessoas de todo o mundo”.