Luís Filipe Menezes foi o grande derrotado das eleições autárquicas realizadas este domingo, no Porto. O candidato apoiado pelo PSD, PPM e MPT não conseguiu a tão almejada vitória na cidade Invicta, depois de 16 anos ao leme dos destinos de Vila Nova de Gaia.

A confiança, que era muita na sede de campanha de Menezes, na Rua de Santa Catarina, desapareceu por volta das 20h00, quando as primeiras projeções apareceram. Por essa altura, nos corredores da pequena sede, apenas se “ouvia” uma coisa: o silêncio, pela surpresa perante tamanha derrota. A diferença para Rui Moreira era enorme e nem mesmo o mais positivo dos apoiantes de Menezes acreditava numa reviravolta de última hora.

Nas reações a este pesado desaire, um denominador comum entre os presentes: Menezes foi alvo de um castigo puro dos portuenses ao Governo PSD. Vítor Rocha, membro da Juventude Social Democrata, era o espelho da desolação da candidatura “Porto Forte”. Para o militante da JSD, a derrota foi uma surpresa, para um projeto que considerava ser forte, esperando ainda que o resultado destas eleições sirva de exemplo para uma próxima campanha ser feita com mais dedicação pelo partido a nível local. De João Pinto a Sónia Araújo, foram várias as personalidades que se juntaram a Menezes na hora da derrota.

Rui Massena, mandatário da juventude na lista do candidato social-democrata, lamenta a derrota de um candidato que considera que seria o mais indicado para a cidade. No entanto, o maestro acredita que Rui Moreira fará um bom trabalho enquanto novo homem forte da cidade Invicta.

Mário Fontemanha, ex-vereador da Câmara de Vila Nova de Gaia durante o mandato de Menezes, fez também parte da lista à Câmara do Porto. Para Fontemanha, há que respeitar a decisão dos portuenses, esperando que a partir deste momento a cidade do Porto e os seus interesses fiquem sempre em primeiro lugar. O político acredita ainda que as declarações de Rui Rio, ao nomear Rui Moreira como seu “sucessor natural”, pesaram na hora da decisão dos cidadãos.

No último momento da noite, o discurso do candidato derrotado: visivelmente triste e desiludido por tamanha derrota, foi por volta das 20h45 que Menezes se dirigiu a cerca de uma centena de apoiantes na sua sede de campanha. O candidato social-democrata apelou ainda à união de todos os portuenses em torno de Rui Moreira, pois só assim o Porto se poderá tornar mais forte, afirmou.

Depois de agradecer a todos aqueles que contribuíram para a sua candidatura, Luís Filipe Menezes não escondeu o mau resultado obtido, confessando que a derrota é apenas sua, e não do PSD.