Quem já tinha saudades de “provar” a sétima arte exibida em Serralves vai ter oportunidade de o fazer, outra vez, brevemente. A 3 de novembro está de regresso o ciclo de projeções-conversa “Sabor do Cinema“, com fim previsto só para 8 de dezembro.

Nesta edição serão exibidos sete filmes, de autores como Robert Bresson, Charles Chaplin, Luc Moullet, João César Monteiro, Paulo Rocha e Eric von Stroheim. Todas as obras que fazem parte do ciclo foram escolhidas pelo facto de terem algo em comum: abordam a relação do dinheiro com o cinema.

O cartaz

Regina Guimarães, da associação “Filhos de Lumiére“, responsável pela programação do “Sabor do Cinema”, descreve desta forma o cartaz: “Entre as mil e uma maneiras de escapar, no quotidiano, à ditadura da pasta (delicioso “Barres” de Luc Moullet) e a epopeia da ganância na pátria do capital (genial “Greed” de Eric von Stroheim). Entre o fascínio erótico do «vil metal» (tumultuoso “Rio do Ouro” de Paulo Rocha) e o reconhecimento do reino da imoralidade que o poder do graveto impõe (“L’Argent” de Bresson, com todo o rigor a que o seu autor nos habituou). Entre o engenho lúcido e louco que a pelintrice engendra (os semi-auto-biográficos “Sapatos de Defunto” e o alter-self-portrait-em-cena de “As Recordações da Casa Amarela”, ambos assinados por João César Monteiro) e o jogo de máscaras que a aura do guito implacavelmente encena (“The Idle Class” do corrosivo Charles Chaplin).

Desta forma, no primeiro dia da iniciativa, vai ser possível assistir, a partir das 16h, a “Barres”, de Luc Moullet e, depois, a “As Recordações da Casa Amarela”, de João César Monteiro. “O dinheiro todo-poderoso gera o desejo de desobediência criativa. O filme hilariante de Luc Moullet lembra-nos a pertinência da gratuidade dos transportes públicos. A obra-prima de João César Monteiro (a)presenta-nos os modos pícaros que regem o casamento entre a pelintrice insolente, o desbocado portugal dos pequeninos e o maravilhoso mundo da európia”, pode ler-se na descrição de Serralves sobre este primeiro dia.

Mais tarde, a 24 de novembro, será exibido “The Idle Class”, de Charles Chaplin, e “L’Argent”, de Robert Bresson. A 1 de dezembro, “Quem Espera Por Sapatos de Defunto Morre Descalço”, de João César Monteiro, e “Rio do Ouro”, de Paulo Rocha. Por fim, a 8 de dezembro, “Greed”, de Eric von Stroheim. Apesar de este ciclo de cinema girar à volta do tema “dinheiro”, a entrada é gratuita, sendo apenas necessário levantar o bilhete na receção de Serralves, no próprio dia da exibição.