O “Imagens do Real Imaginado“, o ciclo de fotografia e cinema documental da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) prolonga-se até dia 9 de novembro, com várias atividades previstas.

No dia 7, no entanto, o programa é especial. Às 18h, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, é homenageado o realizador Manoel de Oliveira, numa iniciativa que conta com a presença do próprio e de Fernanda Matos, a “Teresinha” de Aniki-Bóbó.

Durante a homenagem, o escritor Mário Cláudio será conferencionista sob o tema “Manoel de Oliveira, um chão comum” e Patrick Straumann e Anne Lima apresentarão o livro “Aniki-Bóbó Enfants dans la ville”, lançado na hora.

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, também marcará presença; assim como Jean-François Blarel, embaixador de França; Rosário Gambôa, presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP); Francisco Beja, presidente da ESMAE; Manuel Pizarro; Paulo Cunha e Silva, vereador da Cultura; Bernard Despomadéres, da Alliance Française e Elisabeth Vopel, do Goethe-Institut Portugal no Porto.