Chama-se “Academia Autosport GT” [PDF] e é uma competição virtual organizada pelo jornal AutoSport e pela GT Competizione, em parceira com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O objetivo é encontrar o melhor pioloto de corridas virtual no rFactor, um um simulador de corridas muito aproximado da realidade e por isso muito utilizado por centenas de pilotos antes das suas corridas em pista.

Há dois troféus a ser entregues: o troféu FEUP e o troféu Abarth, com 70 vagas cada. Na fase de pré-qualificação, os pilotos devem escolher um deles e inscreverem-se (custa cinco euros). Depois, recebem um link de acesso ao servidor e têm 30 dias para fazer o melhor tempo possível.

Para os melhores, seguem-se dois campeonatos e seis provas a serem superadas, de janeiro a junho do próximo ano, sempre à sexta-feira. Cada piloto paga 50 euros de inscrição. Depois disto, os 17 melhores pilotos por campeonato (34 por troféu e 68 no total) passam à fase final.

Vencedor do troféu FEUP pode ser piloto a sério por um dia

Os primeiros quatro classificados de cada troféu leva um prémio para casa, mas o vencedor do troféu FEUP pode ver o sonho transformado em realidade, com a oportunidade de mostrar os seus dotes como piloto numa pista a sério.

A experiência acontece no âmbito do “Challenge Desafio Único”, uma iniciativa da responsabilidade do Departamento de Engenharia Mecânica da faculdade e organizada com a colaboração da Federação Portuguesa de Automóvel e Karting (FPAK).

As inscrições para a pré-qualificação estão abertas até 14 de dezembro e no troféu FEUP [aqui] podem inscrever-se pilotos de karting federados, mas está vedada a participação, nos dois troféus, de pilotos que tenham tido licença desportiva de automóvel nos últimos cinco anos. Para os indecisos, a Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP) promove uma demonstração do sistema rFactor, no próximo dia 4 de dezembro.