Desde 2007 que o “Essência do Gourmet” procura agradar ao paladar dos portuenses e, neste fim-de-semana, no Palácio da Bolsa, o objetivo não foi diferente. Segundo Liliana Magalhães, da organização do evento, “a aceitação do público tem sido muito positiva”. “Vêm, por um lado, apreciadores da gastronomia, que fazem questão de estar em todas as edições, e também curiosos, até porque agora está quase na moda os chefs e este tipo de cozinha”, refere.

Hernâni Ermida, um dos chefs que estiveram presentes no “Essência do Gourmet” a mostrar o que sabem fazer e a passar conhecimentos aos visitantes, reforça esta ideia. “Estes eventos são muito importantes para a divulgação do gourmet. Quem está a frequentar a feira este ano sabe ao que vem, não vem petiscar, mas à procura de dicas”, diz.

Durante os dois dias da iniciativa, nas várias bancas de cozinha instaladas, os chefs cozinhavam enquanto explicavam a quem assistia o que faziam e porque o faziam, ao mesmo tempo que passavam algumas dicas de cozinha aos visitantes, que no geral interpelavam também o chef com dúvidas e opiniões. Alexandra Lima veio ao “Essência do Gourmet” para “aprender coisas que ainda não sabia”. “E aprendi bastante hoje”, conta. “Aprendi muito com os chefs, especialmente o chef Hernâni Ermida, que me ensinou alguns truques”.

Presenças de peso

O “Essência do Gourmet” juntou vários chefs conhecidos a nível nacional. Além de Hernâni Ermida, estiveram no Palácio da Bolsa, entre outros exemplos, Lígia Santos, vencedora do primeiro concurso MasterChef português, Chakhall, ou o chef dos Hotéis Vila Galé, Francisco Ferreira.

Marta Oliveira veio para “conhecer mais sobre gourmet” e reconheceu que, embora não costume comer este tipo de alimentos, vai procurar saber mais. “No nosso país não se sabe muito sobre este tipo de cozinha, mas isso está a mudar, é bom saber que há este tipo de eventos”, afirma.

Além das várias “cozinhas” onde os chefs iam preparando os diferentes pratos, o evento estendia-se ao piso superior do Palácio da Bolsa, onde estavam presentes vendedores de vinho, enchidos, bolachas, chocolate, utensílios de cozinha, entre outras coisas. Marta Oliveira, que veio ao evento por querer “conhecer mais sobre gourmet”, esteve no piso superior “a descobrir produtos que ainda não conhecia”.

O “Essência do Gourmet” promete voltar em 2014, até porque, segundo Hernâni Ermida, “este é o tipo de eventos de onde as pessoas saem mais elucidadas, descobrem uma maneira mais saudável e correta de cozinhar, aprendem com vários chefs e têm a oportunidade de provar vários sabores, várias cozinhas”.