O Mercado do Bom Sucesso, no Porto, decidiu começar o ano com o pé direito e, por isso, durante todo o mês de janeiro vai promover diversas atividades culturais de acesso livre para quem estiver interessado em participar.

Já a partir deste sábado, o espaço recebe a iniciativa “Showcooking de Culinária com Saphir Cristal”. Como contadora de histórias que é, Saphir Cristal vai desempenhar a sua função enquanto vários chefs demonstram os seus dotes culinários ao vivo. Desta vez, os pratos serão preparados a par das peripécias de “O Polegarzinho”, de João Paulo Seara Cardoso. Esta atividade decorrerá todos os sábados à tarde de janeiro, entre as 17h e as 19h, no Mercado de Frescos do Mercado Bom Sucesso, e exige inscrição para o e-mail [email protected] até às 18h de cada sexta-feira anterior.

No domingo será a vez de as crianças entrarem em cena. É neste dia, a partir das 11h, que decorre o primeiro workshop didático do ano. “Decoração de Molduras Recicladas” vai mostrar aos mais novos como fazer as suas próprias molduras e posteriormente decorá-las. Seguir-se-ão, nos restantes domingos do mês, os workshops “Em busca das Histórias Perdidas” (dia 12), “Bolas de malabarismo” (dia 19) e “Era uma vez…e agora?” (dia 26).

A partir de terça-feira, dia 7, e até dia 30, o Mercado do Bom Sucesso acolhe a exposição de pintura “As cores do meu país”, de Isaura Xavier. O tema “Alma Portuguesa” vai colorir o espaço com Portugal e as suas tradições, costumes, pessoas e paisagens.

Por fim, importa destacar as habituais quintas-feiras de fado que, neste novo ano, prosseguem, bem como os restantes concertos que o Bom Sucesso vai receber ao longo do mês: “Tributo à música portuguesa”, Bossa Nova de Márcia Barros, as Janeiras cantadas pelo grupo etnográfico do Orfeão do Porto, Karaoke, Quinteto de Jazz do Conservatório do Porto, “Melodias de Sempre”, Atuação de Concertinas, entre outros.