Foi conhecido esta quarta-feira, chama-se Beats Music é um novo serviço de streaming musical. Oferece acesso a mais de 20 milhões de faixas de grandes editoras, como a Universal, a Sony ou a Warner, e de selos independentes.

Criado pelo produtor musical Jimmy Lovine e pelo rapper Dr. Dre, quer concorrer com outros serviços populares de streaming, como o Spotify (com 6 milhões só de assinantes), o Deezer ou Rdio. Trent Reznor, líder da conhecida banda Nine Inch Nails, também está envolvido: será um dos responsáveis criativos da plataforma.

Para já está disponível apenas nos Estados Unidos, com uma subscrição mensal de dez dólares (cerca de sete euros), mas pode em breve chegar ao mercado internacional. Para os mais indecisos, é disponibilizado um período gratuito de sete dias, para ficarem a conhecer melhor o serviço.

Serviço introduz novidades no modelo habitual de streaming

Entre as novidades que este serviço oferece, estão as listas de música, que podem ser personalizadas consoante as preferências e o contexto dos utilizadores. Ou seja, os subscritores receberão sugestões, quatro vezes por dia, de listas de músicas e selecções de álbuns, personalizados de acordo com as respetivas preferências musicais. Uma seleção feita por uma equipa de profissionais, com experiência em rádio e produtoras, contratada para o efeito.

Outra das inovações permite que o utilizador responda até quatro questões, relacionadas com o ambiente, a localização e a atividade, por exemplo, para gerar uma lista de músicas adequada momento.

O Beats Music pertence à empresa Beats Electronics – responsável pela produção de fones já bem conhecidos de nomes como Neymar, por exemplo -, permite ouvir música online e já está disponível para iOS, na App Stor, Android e Windows Phone.