O estudo vai-se realizar no Porto e em Lisboa e necessita de participantes com disfunção erétil derivada de fatores psicológicos. Segundo o coordenador do SexLab da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Pedro Nobre, “os voluntários receberão tratamento psicológico ou farmacológico gratuito durante três meses, e serão sujeitos a avaliações periódicas no início, durante e no final do tratamento”.

Os terapeutas envolvidos no tratamento psicológico são psicólogos clínicos com formação especializada em terapia sexual. Já o tratamento farmacológico será da responsabilidade do médico urologista Pedro Vendeira, especialista em medicina sexual.

Estudo prévio revela a importância dos fatores psicológicos

Este estudo surge na sequência de um outro estudo elaborado pelo SexLab, que demonstrou a importância dos fatores psicológicos, onde, para Pedro Nobre, “a forma como as pessoas interpretam e lidam com as situações sexuais negativas é fundamental para explicar o desenvolvimento de dificuldades sexuais quando não existe uma causa médica evidente”.

Dados do estudo

– Em Portugal, cerca de 500 mil homens sofrem de disfunção erétil;

– No estudo experimental participaram 160 voluntários (80 homens e 80 mulheres), sem dificuldades sexuais, em que observaram dois filmes de conteúdo sexual, enquanto a sua resposta sexual era medida em tempo real.

Após os resultados deste estudo, o investigador do SexLab realçou também que este tipo de investigação sugere que “os tratamentos psicológicos para as dificuldades sexuais poderão ser mais eficazes se se focarem na forma como as pessoas interpretam e lidam com as situações de insucesso sexual e se promoverem o aumento de pensamentos sexuais e emoções positivas experienciadas pelas pessoas durante a atividade sexual”.

O SexLab é o primeiro laboratório do país a conduzir de forma regular estudos de natureza experimental e psicofisiológica em Sexologia, em Portugal.