“Deve-se celebrar o dia da mulher? Qual a importância que os homens e mulheres dão a este dia? O que as mulheres gostariam de receber neste dia?”. O Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião do Instituto Português de Administração de Marketing, para assinalar esta data, tenta responder a algumas destas questões. No estudo feito pelo IPAM, foram entrevistadas 511 pessoas, com o objetivo de avaliar a importância dada ao Dia Mundial da Mulher.

Apesar de todos os inquiridos reconhecerem que esta data é um marco no calendário das famílias portuguesas, o estudo revela que 51,8% dos entrevistados não sabe em que dia se celebra ou, então, erra na data. O Dia da Mulher, para 42,5% das pessoas, é um dia de homenagem e de atenção especial às mulheres, enquanto 31,2% considera que é um dia normal e 12% que é um dia apenas comemorativo.

O JPN falou com Filipe Rocha, de 21 anos, que admite que não se lembrou que o Dia da Mulher estava tão próximo e, por isso, não tenciona celebrá-lo. “Acho que já não se justifica que se celebre o Dia da Mulher, é mais uma data para relembrar. Todos os dias são dias da mulher, como todos os dias são dias do homem, como todos os dias são dias para celebrar o respeito e a humanidade que tem que existir entre nós”.

Comércio Tradicional beneficia com este dia

“O comércio tradicional (48,8%) e os mercados (10,4%) ganham vantagem quanto ao local de compras no Dia da Mulher, facto que estará intimamente relacionado com o tipo de ofertas e com as floristas em plano de destaque. Os centros comerciais surgem como alternativa para 36% dos inquiridos e as compras online são opção para 2,8% das pessoas que assinalam o dia em particular para as mulheres (4,3%)”, revela o estudo.

O estudo revela ainda que flores e afetos são aquilo que as mulheres mais esperam receber neste dia. Como 48,7% das mulheres inquiridas, Teresa Gabriel, de 43 anos, tem o hábito de receber e dar, nesta altura e, nesse aspeto, as flores são a primeira escolha. “Gosto de receber prendas simbólicas, neste dia, como flores. Uma coisa pequena que, pelo menos, faça lembrar este dia”. Já Marco Silva, de 30 anos, afirma que prefere fazer uma surpresa ou dar uma atenção especial ao dia, como 11,5% dos homens que responderam ao estudo. “Sempre que há oportunidade, costumo ir passear com a minha mulher ou fazer-lhe algo especial”.

Graça, de 61 anos, faz parte da maioria das mulheres (31,2%) que participaram no estudo, ao dizer que “não dá especial importância a este dia”, ao passo que 21,4% pensa no Dia Mundial da Mulher com uma atenção particular. Já os homens costumam ver este dia como um dia de homenagem (48,3%). Exemplo disto é Jorge Pinho, de 72 anos, que todos os anos celebra a ocasião.