Depois de no ano passado a exposição “Porto Poetic” no Museu de Arquitectura e Design “La Triennale di Milano”, em Itália, ter contado com cerca de nove mil visitantes durante os 45 dias de exposição, chega agora à cidade do Porto.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até 13 de abril. Marca a inauguração da renovada Galeria Municipal do Porto, antiga Galeria da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, e pretende reforçar o caráter local e internacional do espaço.

Segundo a organização, o “Porto Poetic” é composto por “28 vídeos, 511 fotografias de autor, 41 projetos de arquitetura e 215 peças de design dos arquitetos Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Fernando Távora, Adalberto Dias, Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, Carlos Castanheira, Francisco Vieira de Campos, Isabel Furtado e João Pedro Serôdio, João Mendes Ribeiro, José Carvalho Araújo e Nuno Brandão Costa”.

Ao mesmo tempo, está a decorrer um ciclo internacional de conferências, o “Porto Poetic Talks”, no auditório da biblioteca Almeida Garrett. O objetivo é destacar a arquitetura portuguesa. Acontece às quintas-feiras pelas 18h30, até 3 de abril, e tem entrada livre.

Esta iniciativa é organizada pela Ordem dos Arquitetos da Secção Regional do Norte em conjunto com a Câmara Municipal do Porto e a curadoria do arquiteto Cremascoli. A Ordem dos Arquitetos disponibiliza mais informação sobre esta iniciativa na sua página oficial.