A 10.ª edição do Prémio BES Revelação tem já candidaturas abertas. Os projetos têm de ser desenvolvidos por jovens até aos 30 anos, portugueses ou residentes em Portugal, e enviados até dia 13 de junho para a Fundação Serralves.

Nos projetos desenvolvidos a fotografia tem de ser o elemento central, apesar de não ser obrigatoriamente o único utilizado. O tema é livre e a participação pode ser individual ou em grupo.

De todos os candidatos serão selecionados, no máximo, quatro projetos vencedores, que receberão como prémio uma bolsa de produção no valor de 7.500 euros, que permita a concretização das propostas. Os trabalhos selecionados serão também expostos no Museu de Serralves, nos meses de outubro e novembro.

BES Revelação

O BES Revelação é promovido pelo Banco Espírito Santo e pela Fundação de Serralves e tem como objetivo apoiar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses na fotografia. Nas nove edições anteriores, o BES Revelação já premiou 34 novos artistas, sendo o valor conjunto do número de bolsas atribuídas 232.500 euros.

Os nomes dos três elementos do júri deste ano já são conhecidos. São eles Andrea Bellini, diretor do Centre D’Art Contemporain Genève, na Suíça, Maria Inés Rodríguez, diretora do CAPC, Museu de Arte Contemporânea de Bordéus, e Joe Scotland, diretor do Studio Voltaire, em Londres.

Os resultados do concurso deste ano são divulgados durante o mês de julho na imprensa e nos sites de Serralves e do BES. O regulamento e a ficha de candidatura encontram-se disponíveis aqui ou aqui.