Se desenvolveu uma tese de Mestrado ou Doutoramento que contempla uma vertente prática, fique atento. É que este ano o concurso Fraunhofer Portugal Challenge repete-se. Está no ar a 5.ª edição da iniciativa organizada pelo centro de investigação Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Comminication Solutions (AICOS).

“Melhorar a qualificação dos recursos humanos portugueses e encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica” é o objetivo deste concurso de ideias dirigido a estudantes e investigadores de todas as universidades portuguesas.

Os projetos a concurso deveram ser baseados “em teses de graduação que tenham sido desenvolvidas tendo em mente o conceito de “Investigação de Utilidade Prática”, ou seja, que mostrem “uma preocupação com a aplicabilidade direta dos seus resultados na indústria e nos mercados”. E, “idealmente”, a actividade de investigação deve incidir nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Multimédia e outras Ciências conexas.

O concurso engloba duas categorias: Mestrado e Doutoramento. Em cada uma delas, serão eleitos três finalistas e o valor global dos prémios científicos atribuídos é de nove mil euros. As candidaturas, baseadas em teses, têm que ter sido submetidas para defesa nos anos letivos de 2012/2013 e 2013/2014.

As candidaturas devem ser feitas aqui até 31 de julho e os resultados serão anunciados, numa primeira fase, a 8 de setembro. “Alargar o âmbito da Sociedade da Informação e Conhecimento” é a filosofia e criar “tecnologia notável, fácil de usar” a missão do Fraunhofer AICOS, uma instituição sem fins lucrativos dedicada à promoção da investigação aplicada em Portugal.