Durante a semana da Queima das Fitas, para além do “negócio dos copos”, a diversão dos estudantes também se faz fora da zona das barracas, onde as bebidas e os brindes são uma constante. No Queimódromo, muitos se divertem nos carrinhos de choque, no “canguru” e nos jogos de pontarias. “Sai sempre um peluche” ou, noutros casos, uma garrafa de champanhe são os chamarizes para os entusiastas destes jogos.

Há quem gaste cinco euros ou mais num só espaço, tudo porque “a Queima é para aproveitar”. Além dos espaços de jogos de salão, matraquilhos, chutos ao meco e tiros às argolas, há também divertimentos para quem quiser “o coração a saltar do peito”.

Pão com chouriço, a especialidade da Queima

Quando a barriga “dá horas”, muitos são aqueles que compram o famoso pão com chouriço do Queimódromo. As barracas de alimentação são várias e oferecem vários tipos de comida. No recinto, há também sandes, hambúrgueres, kebabs e as tradicionais bifanas.

Helena Banza é a dona da “Tachadinha” e tem barraca na Queima desde 2007. Na sua barraca, “a carne é de porquinha” e parece ser por isso que os clientes ficam sempre satisfeitos. Na “Tachadinha”, a afluência é maior quando encerram os concertos, tudo porque, no final, o “pessoal tem mais fome” e vem para provar a sande de carne, cebola e batata de Helena.

Ao lado da “Tachadinha” existe uma barraca de kebabs, que é estreante no Queimódromo. Os donos não sabem, por isso, o que esperar do negócio durante esta semana, mas a expectativa é positiva, já que são muitos os apreciadores desta especialidade turca, contam.

No negócio das bifanas e pães com chouriço, são várias as barracas. Manuel Pires é um dos que decidiu investir no negócio. Os estudantes procuram, sobretudo, o pão com chouriço, que está sempre a sair, revela. Manuel não consegue ter uma noção do número de pessoas que vai até à sua barraca, mas há 12 anos que lá está e sempre com o mesmo preço para os estudantes que fazem a festa durante a Queima das Fitas.