Há quem sempre tenha sonhado em abrir um restaurante de raiz, inventar um novo conceito e formular uma ementa original. Há os que desejam ser donos de um café ou de um bar e escolher cada pormenor da decoração e do ambiente. E existem aqueles que apreciam visitar esses espaços e conhecer as novidades do mundo da restauração.

Para todos estes, a iniciativa Restaurant Day é ideal. Um dia em que “a imaginação é o limite” e qualquer casa, jardim ou rua se pode transformar – temporariamente – num novo cantinho de convívio gastronómico. Mas não só os espaços que se transformam no dia 17 de maio: qualquer pessoa se pode tornar chef por um dia e partilhar as receitas da família num almoço, jantar ou até brunch.

Os objetivos deste dia dependem inteiramente de cada um. Se alguns transformam as suas casas e jardins em locais de convívio, para outros a intenção passa por descobrir se o talento para a cozinha é suficiente para vingar no mundo competitivo da restauração.

Três anos de Restaurant Day

A iniciativa, criada por uma organização sem fins lucrativos e conduzida por voluntários de vários países, começou na Finlândia em maio de 2011. Se a primeira edição se limitou ao país nórdico, o mesmo não aconteceu nos eventos que se seguiram e o evento tem hoje uma dimensão mundial.

O Restaurant Day acontece quatro vezes por ano e envolve, atualmente, 56 países de diversos continentes: a Austrália, o Brasil, o Cazaquistão e a Colômbia são apenas alguns dos exemplos onde o evento tem lugar. Portugal não fica de fora e já tem um lugar permanente na iniciativa.

Como participar?

O envolvimento no Restaurant Day é totalmente livre e acessível a qualquer cidadão dos países nos quais a iniciativa tem lugar. Para participar basta criar um conceito e um menu, escolher um local e inscrever-se aqui.

Para além de possibilitar a inscrição, o site permite procurar os restaurantes temporários em todo o mundo, através de um mapa. Para localizar restaurantes em tempo real no telemóvel basta ir ao site e fazer download da aplicação fornecida, disponível para IOS, Android e Windows Phone.