Nasceu há pouco tempo, mas já começa a cumprir o seu objetivo: ajudar quem mais precisa através de uma plataforma de comércio online em que em cada venda, compra ou leilão, uma parte dos lucros reverte para uma organização sem fins lucrativos. Marco Barbosa, fundador da eSolidar, explica que a missão se centra em utilizar ferramentas tecnológicas para dar mais visibilidade às instituições de solidariedade social.

A ideia nasceu há três anos como “bewarket”, uma aplicação que funcionava dentro da rede social Facebook como mercado social. Desse projeto nasceu o eSolidar, um mercado online onde o comércio eletrónico encontra a solidariedade.

Atualmente, a eSolidar colabora com dezenas de instituições diferentes. A Fundação do Gil, a Juventude Cruz Vermelha Portuguesa ou a Operação Nariz Vermelho são apenas algumas das associações que estão envolvidas neste projeto e que podem ser ajudadas através do mesmo.

Porquê uma eSolidar?

A organização explica as razões em números:

– 83% das pessoas preferem comprar produtos associados a causas solidárias;
– As organizações gastam cerca de 75% do seu tempo na angariação de fundos para serem sustentaveis;
-70% dos fundos das organizações são gerados através da venda de produtos;
-50% das pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos associados a uma causa.

Apesar de recente, a iniciativa tem tido uma adesão positiva, tendo já mais de 900 produtos à venda. A organização já tem a expansão em vista e tenciona internacionalizar a plataforma de solidariedade. Segundo Marco Barbosa, o Reino Unido e os Estados Unidos da América são o próximo passo, num projeto que tenciona ganhar o seu espaço no ramo da ajuda social.

Como pode ajudar?

A eSolidar permite doações através de diferentes sistemas. Ao escolher a opção Lojas Sociais, um utilizador pode comprar produtos de organizações sem fins lucrativos, revertendo o valor total dos artigos para a instituição de solidariedade em causa.

O Mercado Online permite a qualquer um vender ou comprar objetos variados. Quando coloca um produto à venda, o vendedor fixa uma percentagem a ser doada aquando da compra do mesmo. A terceira opção passa pelos Leilões Solidários, através dos quais são leiloados produtos exclusivos – geralmente oferecidos por organizações ou celebridades e de valor elevado – ou experiências únicas.

Para começar a ajudar basta inscrever-se na eSolidar e começar a vender, comprar ou doar.