Nesta sexta-feira, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) vai ter uma nova infraestrutura inaugurada: o Edifício Central. E, tendo em conta que se trata de um empreendimento “capaz de albergar 80 novos projetos empresariais”, lê-se, em comunicado, a cerimónia de inauguração será, também ela, de grande envergadura.

Desta forma, a abertura oficial do Edifício Central, localizado no Pólo Universitário da Asprela, começará pelas 10h15 com a visita de Cavaco Silva e deverá encerrar com discursos do Presidente da República e de José Marques dos Santos, naquela que deverá ser a última intervenção pública deste, enquanto reitor da Universidade do Porto.

O UPTEC foi fundado em 2007 e, desde então, tem sido um importante albergador de projetos empresariais de professores e investigadores da Universidade do Porto. Além de um total de 165 empresas criadas e de mais de 1200 postos de trabalho, o parque é também sede de 21 centros de inovação de grandes empresas nacionais e internacionais, caso da Vodafone, Microsoft ou Sonae Indústria.

O site oficial do UPTEC cita um estudo elaborado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde se afirma que o impacto das empresas associadas ao Parque de Ciência e Tecnologia no Produto Interno Bruto do país foi, em 2012, de 31,85 milhões de euros, enquanto houve uma criação de receitas fiscais na ordem dos 6,25 milhões de euros.