São três “escolas de investigação”: a de Ciências da Vida e da Saúde, a de Física e a de Matemática. E são cerca de 200 novos “investigadores”: os melhores estudantes do ensino secundário, do 10.º ao 12.º (ver caixa).

Estes pré-universitários chegam já na próxima semana à Universidade do Porto (a atividade acontece de 1 a 6 de setembro) e vão poder ter a “primeira experiência académica no mundo da investigação científica”, lê-se, em comunicado da instituição. E para além de fazer “investigação real”, podem, “ao mesmo tempo, conhecer de forma mais aprofundada futuras áreas de estudo”.

Seleção

“As Escolas de Investigação estão reservadas aos melhores alunos do ensino secundário: a participação é dependente de candidatura e a seleção é efetuada de acordo com o desempenho escolar dos candidatos”.

Os juniores que frequentarem a Escola de Ciências da Vida e da Saúde, por exemplo, vão conviver com especialistas da Universidade ligados aos laboratórios associados – “unidades de investigação de referência mundial” – como o IPATIMUP, o IBMC ou o INEB. Por lá, poderão trabalhar em áreas como a de biomateriais, regeneração óssea, biologia molecular, exercício e saúde, oncologia ou até veterinária.

Este é mais um dos programas da Universidade Júnior – e o último deste ano -, mas a atividade é levada mais a sério: acompanhados de perto por investigadores dos centros de investigação, os alunos devem apresentar depois os trabalhos finais da sua experiência a 6 de setembro, sábado, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A Universidade Júnior é “o maior programa de iniciação ao ambiente universitário do país” e recebeu mais de cinco mil estudantes do 5.º ao 12.º ano de escolaridade. Nesta que é a décima edição do programa, bateu os recordes de participação e esgotou metade das suas vagas nas primeiras 24 horas de inscrição, já no mês de março. Para além de jovens portugueses, a Universidade Júnior recebeu ainda alunos de países estrangeiros, casos de Angola, Moçambique, Espanha, Brasil, China, Itália, Bélgica e França.