Depois de ter classificado os jardins do Palácio de Cristal como uns dos mais bonitos da Europa, desta vez, a organização de viagens European Best Destinations elaborou uma lista das 15 pontes mais bonitas do continente e voltou a distinguir um elemento do Porto. A ponte D. Luís, neste caso.

“Desenhada pelo engenheiro Teófilo Seyrig”, a estrutura tem direito ao quinto lugar, no ranking, e é, segundo a entidade, “verdadeiramente, o emblema do Porto”. Inaugurada em 1886, com dois tabuleiros, 395 metros de comprimento e 8 de largura, tem um arco que “ainda é considerado o maior do mundo em ferro forjado”.

O European Best Destinations recomenda uma viagem de barco que passe debaixo da ponte ou um passeio na própria estrutura, para apreciar aquele “grande feito da engenharia”.

A lista elaborada pela organização de viagens inclui ainda duas outras representantes portuguesas: a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama, ambas em Lisboa. Na verdade, a Ponte 25 de Abril é mesmo o grande destaque da classificação, já que ocupa o primeiro lugar, prova de que o turismo português tem trunfos para dar e vender.