São 68 os alunos de música provenientes de 19 escolas particulares do ensino artístico especializado (EAE) que embarcam esta segunda-feira, 1 de setembro, na aventura do primeiro estágio da Orquestra Sinfónica “Ensemble”, que decorre até 7 de setembro.

Têm entre 12 e 18 anos e vão passar os próximos seis dias a ensaiar – serão mais de 30 horas de ensaios – e a viver a oportunidade de aperfeiçoar o seu desempenho musical técnico e artístico em contexto de orquestra.

O conceituado pianista Mário Laginha também se juntará aos estudantes e será o solista convidado. Já a direção da orquestra estará a cargo do maestro Cesário Costa, não fosse um dos objetivos “a preparação e execução de um programa sinfónico mais exigente, trabalhado com um maestro profissional e de reconhecido mérito artístico”. Por fim, a direção artística do projeto é da responsabilidade da professora Teresa Rocha.

Finda a aprendizagem, a Casa da Música receberá o concerto de encerramento da atividade, às 18h de 7 de setembro, do qual farão parte obras de Sibelius, Schubert, Borodin e Gershwin.

Este projeto “é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Instituições do Ensino da Música – Ensemble, que pretende dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas escolas particulares de ensino artístico especializado da música”, lê-se, em comunicado da organização.