A maior sala de espetáculos do Porto recebeu, este fim-de-semana, a 28.ª edição do Festival Internacional de Tunas Universitárias (FITU), para um serão cheio de música, energia e tradição académica. O evento, organizado pelo Orfeão Universitário do Porto, foi apadrinhado por Isabel de Herédia, Duquesa de Bragança, e por José Marques dos Santos, antigo reitor da Universidade do Porto.

O festival abriu com uma atuação da Tuna Feminina do Orfeão e, posteriormente, subiram ao palco as tunas em competição. O Porto levou a concurso a TAFEP (Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto), a TEUP (Tuna de Engenharia da Universidade do Porto), a TAFDUP (Tuna Académica da Faculdade de Direito do Porto) e a Tuna TS (Tuna de Tecnologias da Saúde do Porto). O FITU contou, ainda, com a presença da anTUNia (Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) e da Tuna de Veteranos de La Coruña.

Os grupos brindaram o público com um repertório variado, composto por temas clássicos, instrumentais e, ainda, canções originais. O júri atribuiu o grande prémio da noite à TEUP, ficando em segundo e terceiro lugares, a TS e a TAFDUP, respetivamente. A TS arrecadou ainda os títulos de melhor pandeireta, melhor estandarte e melhor instrumental. Os prémios de melhor solista e melhor serenata foram entregues à anTUNia.