Está aberto mais um concurso geral do Serviço Europeu de Seleção de Pessoal (EPSO), desta vez para a “constituição de listas de reserva para recrutamento” de 495 funcionários, como secretários e escriturários.

O anúncio do concurso esclarece que as funções incluem apoio administrativo, financeiro e de secretariado. Preparação de ficheiros, organização e coordenação de atividades dos serviços, gestão de documentos e divulgação da informação são algumas das principais tarefas.

No regulamento, o EPSO frisa que procura cidadãos de um Estado-membro da União Europeia (UE) com ensino secundário, fluentes em pelo menos uma das línguas oficias da UE (incluindo o português) e com “bons conhecimentos de inglês, francês e/ou alemão”. A experiência profissional mínima pedida é de três anos, para algumas vagas, e seis a sete, para outras.

As ofertas dizem respeito a vagas em instituições europeias em Bruxelas e no Luxemburgo, com remunerações mínimas entre os 2.345 e os 2.654 euros.

As candidaturas podem ser submetidas online – basta um registo na página do EPSO – até às 12horas de 10 de fevereiro (hora de Bruxelas).