Menos de um ano passado da sua morte, Vasco Graça Moura é relembrado na Foz do Douro, local que viu nascer o poeta. O Ciclo Foz Literária contará, no dia 25 de fevereiro, pelas 18h30, com a presença de Isabel Ponce Leão (professora na Universidade Fernando Pessoa), com Dália Dias, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), com o poeta José Valle de Figueiredo e, ainda, com familiares e amigos do escritor.

Intitulada “Vasco Graça Moura e a Foz”, a conferência desta quarta-feira quer estreitar a ligação da obra do dramaturgo português com esta zona da cidade do Porto, uma vez que o escritor nunca a esqueceu na sua poesia. A homenagem vai contar, também, com uma exposição biobibliográfica e iconográfica.

visto da margem sul do rio o porto

«As réstias do sol morrendo
por sobre os renques de espuma
nos mirantes da foz velha
e no granito das ruas»

A iniciativa, que tem como objetivo prestar homenagem ao também ex-deputado europeu, integra um ciclo de roteiros literários e conferências que acontecem até ao dia 29 de março. As iniciativas da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde são de entrada livre ao público.

Vasco Graça Moura nasceu no Porto em janeiro de 1942 e, ao longo da sua carreira, foi secretário de Estado de dois Governos provisórios, ocupou o cargo na direção da RTP, passou pelo Parlamento Europeu e deixou um relevante legado literário na língua portuguesa.