Uma das noites mais aguardadas do ano chega já este domingo e, finalmente, a pergunta “será que é desta DiCaprio?” vai ter resposta.

Tal como acontece em todas as edições, a corrida às estatuetas douradas deste ano é dominada por dois nomeados: “O Renascido” e “Mad Max: Estrada da Fúria”.

A liderar a “Award Season”, “O Renascido” soma 12 nomeações nesta edição dos Oscars incluindo as categorias mais populares da cerimónia como melhor filme, melhor ator principal e melhor realizador.

Nomeado pela sexta vez na categoria de melhor ator principal, mas sem alcançar nenhuma vitória até aqui, está Leonardo DiCaprio graças à sua interpretação em “O Renascido”.

A ele juntam-se Michael Fassbender, que deve a sua nomeação ao filme “Steve Jobs”, Bryan Cranston pela interpretação em “Trumbo” e Matt Damon pelo desempenho em “Perdido em Marte”. Depois de ser o grande vencedor nesta mesma categoria em 2015, Eddie Redmayne consegue mais uma nomeação, desta vez pela interpretação no filme “A Rapariga Dinamarquesa”.

Para melhor filme, uma das categorias mais esperadas da noite, o favoritismo está virado para “O Renascido” do realizador Alejandro G. Iñarritú. “Mad Max: Estrada da Fúria”, “Perdido em Marte”, “O caso Spotlight”, “A Queda de Wall Street”, “Brooklyn”, “Quarto” e “Ponte de Espiões” fazem também parte do lote de nomeados.

Alejandro G. Iñarritú lidera a corrida para a estatueta dourada na categoria de melhor realizador e a ele juntam-se cinco nomes de peso da indústria cinematográfica: Tom McCarthy com “O caso Spotlight”, Adam Mckay com “A Queda de Wall Street”e Lenny Abrahamson realizador de “Quarto”. George Miller é o concorrente direto de Iñarritú com a realização de “Mad Max: Estrada da Fúria”.

Na categoria de melhor atriz, Cate Blanchett é a favorita para levar o óscar para casa com a interpretação em “Carol”, uma adaptação do livro de Patricia Highsmith. Jennifer Lawrence consegue a sua terceira nomeação nesta categoria com o papel desempenhado em “Joy” .

Brie Larson, nomeada para melhor atriz secundária, encabeça a lista como uma das favoritas a ganhar a estátua dourada, tendo no entanto a concorrer consigo nomes de peso como Kate Winslet pela sua interpretação em “Steve Jobs”, sendo esta uma presença assídua na lista de nomeados.

A 88ª cerimónia de entrega dos Óscares realiza-se no próximo domingo no Dolby Theatre, em Hollywood e Chris Rock é o apresentador.

Lista de nomeados nas principais categorias

 

Artigo editado por Filipa Silva