Foi criado esta sexta-feira um consórcio com vista à valorização dos tesouros naturais nortenhos na atividade turística. O “Norte Natural – Turismo de Natureza da Região Norte” propõe-se a coordenar, gerir e operacionalizar a estratégia no turismo de natureza.

Para já, o consórcio conta com 15 entidades e é liderado pelo impulsionador da criação: Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP). A porta está aberta também a outras entidades que “tenham competências de gestão sobre os territórios que integram a Estratégia Regional de Turismo da Natureza (…) ou que, pela natureza das suas atividades, se considerem relevantes para o fortalecimento desta estratégia”.

A assinatura decorreu esta sexta-feira à tarde, na Casa das Pedras Parideiras, em Arouca.

O agrupamento pretende dinamizar o turismo, com participação de atores públicos e privados da região Norte. Com a consolidação da atividade, a união pretende beneficiar a economia local. O turismo de natureza vai ser trabalhado como produto estratégico, atividade onde a marca PORTOENORTETEM vai atuar.

O Norte Natural propõe-se ainda a integrar a rede de destinos que são distinguidos com a “Carta Europeia de Turismo Sustentável” (CETS) em contexto internacional.

Aos olhos do consórcio, a região Norte apresenta oportunidades em matéria de turismo de natureza: contam-se 3,6 milhões de habitantes nos 21.278 quilómetros quadrados de paisagens, habitats, fauna e flora, com “diversidade (…) de recursos, valores e serviços ambientais”.

O comunicado salienta a necessidade de criar um modelo de governação que facilite a implementação da estratégia regional, “mediante a execução das ações de natureza regional identificadas nos Planos de Ação das diferentes CETS”.

Já está definido um programa a propósito do Dia Europeu dos Parques, que vai representar o primeiro conjunto de iniciativas do novo consórcio, a 24 de maio. A celebração pelas áreas protegidas e classificadas deverá ser garantida pelo Norte Natural, num ano em que o tema escolhido pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (EUROPARC) se centra no “Sabor da Natureza”. A apresentação ao nível regional do programa de atividades para o 24 de maio vai acontecer no Porto, em espaço a indicar pelo TPNP.

Além do TPNP, estão envolvidos no consórcio o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Agência de Desenvolvimento regional do Vale do Tua, a Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, o Geopark de Arouca, o Geoparque Terras de Cavaleiros, a Associação Parques com Vida, a Associação de Turismo de Natureza e Animação Turística, as comunidades intermunicipais das Terras de Trás-os-Montes, do Alto Minho, do Tâmega e Sousa e do Douro, a Cooperativa de Turismo de Natureza e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Artigo editado por Filipa Silva