A campanha é nova e tem por objetivo atrair “consumidores, assim como comerciantes, para consumirem e produzirem produtos biológicos“. Andrea Pereira, da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (Agrobio), que tomou a iniciativa, explica ao JPN que “a agricultura biológica sustentável [é] aquela que pode alinhar-se com os objetivos da Conferência do Clima (COP21) nas medidas de redução do aquecimento global”.

A Agrobio, em parceira com a “Société Générale de Surveillance” (SGS de Portugal) e a Quercus, pretendem divulgar o consumo sustentável de hortofrutícolas, de produtos de origem animal e ainda de matérias-primas biológicas como a roupa e a cosmética.

A associação vê nesta iniciativa uma forma de despertar no consumidor o interesse pelo consumo de produtos naturais e com poucos riscos de provocar doenças, segundo explica Andrea Pereira.

Para a Agrobio, “o consumo saudável e sustentável deve deixar de ser uma alternativa para se generalizar e pretende-se que a semana temática se repita anualmente”, conta Andrea Pereira.

Programação

No Porto, dia 12 de abril, o programa vai chegar ao Núcleo da Quercus do Porto (Quinta da Gruta – Maia). Das 10h00 até as 12h00, o evento vai ser dedicado aos mais “novinhos” com o programa “A Brincar Vou Semear” [crianças dos 4 aos 12 anos].

Ainda no mesmo dia, a atriz Anabela Teixeira vai protagonizar no seu blogue “Voltar à terra” um fórum, onde pessoas de diversas regiões vão poder enviar questões. O fórum vai ter lugar às 12h00.

No dia 13 de abril, também no Núcleo da Quercus do Porto, das 19h00 às 20h00, com o tema “Herbicidas: Porque é que a raposa não pode guardar o galinheiro?”, vai ser realizada uma palestra organizada com Margarida Silva da Plataforma Transgénicos Fora.

No dia 14, das 16h00 às 17h00, a palestra vai ser realizada com a nutricionista Daniela Seabra: “Alimentação Biológica – Porquê Perguntar pelo Bio”.

No último dia da “Semana Grow Green” vai ser feita uma visita das 9h30 até às 11h00 no Caminho de Regato 41 em Carvalhos com a “Naturalfa”.

As diferentes iniciativas estão sujeitas a inscrição através do site oficial numa mensagem que deverá indicar a(s) atividade(s) pretendida(s), dia, hora e local assim como nome e contacto dos participantes.

A secretária da direção Nacional da Quercus, Célia Vilas Boas, acrescenta que este projeto pretende criar “uma maior consciência ambiental”.

Quando questionada em relação à diferença dos preços, sendo os produtos biológicos mais caros em relação àqueles de cultura extensiva, Célia Vilas Boas justifica que “os produtos naturais levam mais tempo a crescer e não podem ser feitos em campos extensos”.

A iniciativa tem como base a parceria de 15 municípios – 60 parceiros – entre os quais: pontos de venda, organizações certificadoras e associações, que se envolvem de forma ativa na divulgação de produtos biológicos.

Nos diferentes pontos do país haverá iniciativas promovidas pelos intervenientes. Entre as atividades previstas estão “workshops” de cosmética, alimentação saudável, agricultura biológica, promoções, projeção de filmes e palestras variadas.

Juntamente com a associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do programa Eco-Escolas, algumas escolas, de diferentes municípios, vão oferecer cabazes das hortas biológicas a instituições de solidariedade.

Finalmente, durante a “Semana Grow Green – Pergunte pelo Bio” haverá uma página de Facebook onde todos os parceiros vão publicando fotografias das iniciativas que estão a acontecer pelo país.

A Agrobio, juntamente com patrocinadores e parceiros, inicia assim uma campanha de comunicação, na área do consumo biológico, “nunca antes vista”. “Este é o ano piloto, espera-se que a iniciativa cresça de ano para ano”, revela Andrea Pereira.