O carro elétrico vai ser protagonista, no sábado, de um dia recheado de atividades. A cidade do Porto vai celebrar este elemento típico da cidade com o Porto Tram Fest, uma iniciativa organizada pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP). Durante o dia 20 de maio há atividades lúdicas dentro e fora do Museu do Carro Elétrico.

Os veículos de coleção e o museu vão encher-se de música, espetáculos de teatro, degustações e provas de vinho. A arte também tem lugar no programa, assim como visitas guiadas e comércio tradicional. O dia não podia terminar da melhor maneira, com um desfile, desde o Infante até ao Museu do Carro Elétrico, com som dos Batucada Radical.

Preços

Todas as atividades exteriores ao recinto do museu são de entrada livre. Já para as viagens de elétrico e entrada no museu, foi pensado um bilhete único com custo de cinco euros, que pode ser comprado a bordo de um carro elétrico ou no interior do museu.

A partir das 14h00 de sábado, vão entrar em circulação 13 elétricos com três percursos diferentes. O destino é sempre o mesmo: o Museu do Carro Elétrico. Os carros vão circular entre o espaço e o Infante, o Passeio Alegre ou a Batalha.

Entre o Infante e o museus, os elétricos podem ser encontrados com uma frequência de dez minutos em dez minutos. Nestes carros, os passageiros vão poder provar chocolates da Arcádia, ver uma peça de teatro e ainda assistir a atuações circenses.

Já a ligação entre a Batalha e o museu terá intervalos de 20 minutos. A bordo os passageiros vão poder ouvir fado e desfrutar de uma visita guiada sobre a arquitetura do Porto. Vai haver, ainda, a atuação de um DJ convidado.

Por fim, o percurso que contempla o Passeio Alegre acontece de 10 em 10 minutos. Nesta viagem, podem ser vistas duas teatralizações (“Ir a banhos à Foz no século XIX” e “Peixeiras do Mercado de Matosinhos”). Vai haver, também, espaço para provas de vinho do Porto.

Na parte exterior do Museu do Carro Elétrico, vão decorrer diversos espetáculos que demonstram a cultura portuguesa. Durante todo o dia, o Portugal Market, um espaço reservado a marcas e produtos nacionais, está aberto ao público.

Com o bilhete único, os visitantes podem aceder a atividades no interior do museu, como demonstrações de artistas plásticas ou uma conversa com o historiador Joel Cleto sobre a história do elétrico e a sua evolução. No interior, o dia termina com uma visita guiada do espaço.

O Porto Tram Fest pode ser, também, comemorado na marginal e no rio Douro. A PortoLazer tem atividades planeadas para durante o dia. Várias diversões infantis estão definidas, assim como a construção e lançamento de papagaios de papel, ao longo da margem do rio.

Sobre as águas do rio, 30 embarcações vão fazer uma regata em direção ao Museu do Carro Elétrico. O encerramento do festival vai ficar marcado pela chegada do desfilo dos carros elétricos e dos barcos junto ao museu, onde vai ser apresentado um número de circo.

Artigo editado por Sara Gerivaz