O programa “Sê-lo Verde”, que tem por objetivo tornar os festivais de verão mais sustentáveis, recebeu 21 candidaturas. O total de apoios solicitados atingiu 1,45 milhões de euros, quase três vezes o valor disponível para atribuição, anunciou esta quarta-feira o Ministério do Ambiente.

O programa apresentado em fevereiro está inserido no Fundo Ambiental 2017 e tem 500 milhões de euros para distribuir por diferentes propostas. Os objetivos passam por incentivar o uso de fontes de energia renováveis e promover o uso eficiente de recursos, bem como contribuir para a sensibilização ambiental.

Em 2016, os cerca de 2,1 milhões de espectadores dos festivais geraram custos de aproximadamente 1,1 milhões de euros em gestão de resíduos urbanos. O programa “pretende, entre outros objetivos, reduzir a produção de resíduos nos festivais. Caso ocorra uma redução para metade, poupar-se-á mais de meio milhão de euros”, revela o Ministério do Ambiente, em nota de imprensa.

Os possíveis candidatos tinham de corresponder a vários critérios: ser festivais de média dimensão – cinco mil a 25 mil espectadores por dia – ou de grande dimensão – mais de 25 mil espectadores por dia -, com duração superior a um dia e a ser realizados até 30 de setembro de 2017.

As candidaturas apresentadas vão ser avaliadas até 30 de abril e os resultados serão conhecidos na primeira quinzena de maio. O júri é presidido por Miguel Guedes, da área musical, e integra também Miguel Barbosa e Ângela Morgado, das áreas da inovação e do ambiente, respetivamente.

Artigo editado por Rita Neves Costa