Já foram divulgados os horários e distribuição por palcos dos concertos do Nos Primavera Sound que se vai realizar nos dias 8,9 e 10 de junho no Parque da Cidade, no Porto.

Como nos últimos anos, o primeiro dia, quinta-feira, é o que termina mais cedo e que tem menos artistas a atuar, estando apenas os dois palcos principais abertos: o NOS e o Super Bock.

Samuel Uria, o músico português de Tondela que em 2016 lançou o álbum “Carga de Ombro”, vai abrir o festival na quinta-feira, dia 8, às 17h00. Os primeiros a atuar no Palco Nos são os Cigarettes After Sex, banda de pop americana, às 17h55.

Durante o primeiro dia será possível assistir a todos os concertos uma vez que não há sobreposição de horários. Nos restantes dias, com mais dois palcos em funcionamento, o Palco. e o Pitchfork, já se terão de fazer escolhas.

A sexta-feira começa com os portugueses First Breath After Coma e já à noite, às 22h15 e à 1h, sobem ao palco Bon Iver e Nicolas Jaar, no palco NOS. Em simultâneo aos dois cabeças de cartaz, no palco Super Bock e depois no Palco., tocam os Swans e os King Gizzard & The Lizard Wizzard.

No último dia, 10 de junho, feriado nacional, Metronomy e Aphex Twin fecham o palco NOS. Nas noites de sexta e sábado o palco Pitchfork, que é programado com a colaboração do site de música americano, abre a partir das 21h e dá música até às 4h15 e às 5h, respetivamente.

Na segunda noite do festival, às 2h45, Richie Hawtin vai apresentar o CLOSE – Spontaneity & Synchronicity, um espetáculo audiovisual com 75 minutos de duração que “mistura DJ’ing com múltiplas câmaras” numa tentativa de  explorar “a relação entre a criatividade humana e a tecnologia”, numa performance com liberdade para improviso.

Todos os horários podem ser consultados no site oficial do Nos Primavera Sound.

A sexta edição do festival oferece ainda uma programação extra nos Jardins do Palácio de Cristal, de quatro dias, desenvolvida para as famílias. Começa no Dia da Criança, a 1 de Junho, com o projecto Mão Verde de Capicua e Pedro Geraldes a inaugurarem o Palco Mini NOS que vai ser montado na Concha Acústica. Nos dias a seguir seguem-se Throes + The Shine e a comemoração dos 50 anos de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles.

Na noite anterior ao inicio do festival, e agora para os mais velhos, a música começa em alguns locais nocturnos da cidade, com concertos em simultâneo no Hard Club (onde são efetuadas trocas do passe geral pela pulseira, entre as 15h e as 00h), o Café Au Lait, os Maus Hábitos, o Plano B e o Passos Manuel.

Artigo editado por Filipa Silva