Começou esta quinta-feira, a edição 2017 do NOS Primavera Sound, festival de música que desde 2012 tem sido um marco cultural da cidade do Porto. Os passes gerais esgotaram e as mais de 25 mil pessoas que estiverem presentes no Parque da Cidade no primeiro dia assistiram a duas confirmações: os Run The Jewels são cada vez mais uma força imparável na cena musical do hip-hop e Miguel é um artista a quem a expressão “sucessor de Prince” não calha nada mal.

O dia começou bem, com Samuel Úria a ter as honras de abrir o certame. O músico português conseguiu criar um ambiente de boa disposição. Logo a seguir, Cigarettes After Sex apresentaram-se em palco de forma quase apática e sem entusiasmar muito. Mas foi Miguel que iniciou a noite com muita energia: o cantor agarrou a atenção da audiência e nunca mais a largou. Os passos de dança não foram indiferentes a ninguém.

 Os reis da noite

Estiveram presentes na edição de há dois anos do Primavera, com o concerto a realizar-se num dos palcos secundários, mas desta vez os Run The Jewels (RTJ) tiveram direito ao horário nobre no palco principal do festival. Esta mudança tem a ver com o crescimento do duo, formado por Killer Mike e El-P, e com o conhecimento que o público nacional tem do mesmo.

“Talk to Me”, “Legend Has It” e “Call Ticketron”, do novo álbum “Run the Jewels 3”, está na ponta da língua e a euforia que as acompanha é imensa. Estava aberta a festa.

“Esta vai ser uma blockbuster night“, disse Killer Mike antes de introduzir “Blockbuster Night Pt. 1”. Os RTJ são mestres em agitar multidões, como se verificou de seguida, em “Oh My Darling Don’t Cry”, com as primeiras batidas e os repetidos “oh my” a causarem moche que apanhou as primeiras filas da plateia.

É patente em palco a química entre El-P e Killer Mike. Foto: NOS Primavera Sound 2017/Hugo Lima

“Close Your Eyes And Count To F*ck” foi o ponto alto de um concerto que já estava a ser memorável. São abertos vários cicrcles pits, moches e o público esteve em êxtase durante quatro minutos. Killer Mike e El-P estavam em terreno confortável, com o público completamente rendido.

Como é habitual num concerto dos RTJ, houve tempo ainda para discursar sobre política e sobre aqueles que são gananciosos. Era o ponto de partida para “Lie, Cheat, Steal”.

O encore foi um regresso ao primeiro disco do grupo e uma das faixas de maior sucesso: “Run The Jewels”. Não havia melhor forma de acabar o concerto.

Coube aos Justice encerrar o primeiro dia de NOS Primavera Sound.  Considerados um dos maiores embaixadores da música eletrónica dos últimos anos, o duo francês mostrou o porquê no Primavera Sound. O início foi de arrasar, abrindo com “Safe and Sound” que se foi misturando subtilmente com “D.A.N.C.E.”, o maior hino de Justice. Ao longo do espetáculo, a música foi sempre combinando com as luzes em palco, criando uma experiência sensorial, que exaltava todos os sentidos.

Artigo editado por Rita Neves Costa