A atleta Eliana Bandeira, natural do Brasil, conseguiu obter nacionalidade portuguesa. Paulo Reis, diretor técnico da Seleção de Portugal, em conversa com o JPN, mostrou-se “bastante satisfeito” com o facto de a lançadora do peso poder representar a seleção portuguesa nas provas deste fim-de-semana. A confirmação foi dada esta quinta-feira, dia 8 de março, pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) que permitiu a mudança de nacionalidade da jovem atleta.

O diretor técnico acredita que Eliana Bandeira pode vir a fazer bons resultados na Taça da Europa de Lançamento de Inverno que decorrem este fim-de-semana, dia 10 e 11 de março, em Leiria e que [a atleta] “tem uma carreira promissora e de sucesso”.

Eliana Arruada Bandeira tem 21 anos e nasceu no Brasil. Está em Portugal há três épocas e desde então que compete em Leiria, pelo Juventude Vidigalense. O recorde pessoal no lançamento do peso é de 15,73 metros. “É uma atleta competitiva”, descreve Paulo Reis.

Lesões afastam Belo e Ardonouv

Os atletas do Sport Lisboa e Benfica, Francisco Belo (peso e disco) e Tsanko Arnaudov (peso), foram dispensados da competição por motivos de lesão. Paulo Reis lamenta as ausências dos dois atletas uma vez que eram candidatos ao pódio: “São duas baixas importantes na equipa, porque são dois atletas que já ganharam medalhas nesta competição”.

Francisco Belo foi operado e encontra-se a recuperar de uma lesão. Segundo o diretor técnico, o atleta tinha expectativas de participar nas provas deste fim-de-semana, mas “a equipa clínica entendeu que era preferível aguardar mais algum tempo e não entrar já em competição”, avança Paulo Reis ao JPN.

Relativamente a Ardonouv, o atleta lesionou-se durante a prova de lançamento de Peso no Campeonato do Mundo de Pista Coberta que decorreu no fim-de-semana passado, em Birmingham. O atleta foi observado pela equipa clínica e foi avaliado como “inapto” para participar na competição.

Paulo Reis espera que ambos recuperem e regressem às competições mais fortes: “São dois dos melhores atletas do mundo. Eu espero que recuperem e que, em próximas edições, consigam mostrar o valor que têm, que é muito”, sublinha o diretor técnico português.

Expectativas

Apesar das duas baixas importantes na equipa, Paulo Reis acredita que Portugal vai ter atletas a lutar pelos lugares do pódio, visto que seleção portuguesa tem alcançado bons resultados desde 2007.

No feminino, Paulo Reis chama a atenção para duas atletas: “Um dos casos mais claro é o da Irina Rodrigues que é uma das melhores atletas do mundo e está muito bem posicionada, e [outro] é a Liliana Cá que também já se qualificou para o Campeonato da Europa. Penso que ela também poderá fazer uma boa classificação”.

Já nos masculinos, o diretor técnico acredita que os lançadores que vão competir este fim-de-semana podem “também ser candidatos às medalhas como o Ardonouv e o Francisco”.

Os seniores masculinos convocados para a competição são  Filipe Vital e Silva (Real Sociedad – Espanha), no disco, António Vital e Silva no martelo (SL Benfica), Tiago Aperta no dardo (Sporting CP) e, ainda, Luís Almeida também no dardo  (Sporting CP). Pelo feminino temos Irina Rodrigues no disco (Sporting CP) e Liliana Cá no disco (Novas Luzes).

Nos sub23 masculinos participam pelo Sporting Edujose Lima, no peso e disco, e Miguel Carreira, no martelo. Leandro Ramos, atleta do SL Benfica, vai representar Portugal no dardo. Nos sub23 femininos Ophelie Oliveira e Eliana Bandeira, atletas do Vidigalense, vão representar, este fim-de-semana, a seleção das quinas, pelo disco e peso, respetivamente.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro