A cidade do Porto está sob aviso laranja da Proteção Civil por causa do mau tempo. De acordo com informações disponibilizadas pelo IPMA, a partir da tarde desta sexta-feira e, previsivelmente, até domingo, as condições meteorológicas vão agravar-se.

A Proteção Civil Municipal alerta para a existência de céu muito nublado, precipitações fortes, com período mais crítico a ocorrer entre as 15h00 e as 21h00 desta sexta-feira, intensificação do vento com rajadas até 85 km/h no litoral e possibilidade de ocorrência de trovoada.

Encontra-se, também, previsto um aumento significativo da agitação marítima, com ondas que podem ultrapassar os sete metros de altura.

Face à situação meteorológica, a cidade poderá estar em risco de ocorrência de cheias e inundações nos locais mais vulneráveis, queda de ramos ou árvores e piso rodoviário escorregadio.

A Proteção Civil Municipal apela que sejam tomadas as devidas precauções, de forma a mitigar o efeito do mau tempo.

A Associação Nacional de Proteção Civil (ANPC) recomenda que a população respeite os eventuais cortes de trânsito, que adote uma condução defensiva, não atravesse zonas inundadas, circule com especial cuidado junto de áreas arborizadas e que não sejam praticadas atividades relacionadas com o mar.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro