O regresso à liderança do campeonato à oitava jornada foi porta que se escancarou ao FC Porto depois de, nas vésperas da receção ao Feirense, o SC Braga ter empatado em Guimarães e o Benfica ter sido derrotado pelo Belenenses.

Este domingo, num Dragão composto (e arrepiado de frio), a luta pelo primeiro lugar do campeonato começou intensa, com um um claro domínio da equipa da casa. A festa ia começar cedo, mas o golo de Danilo aos 8 minutos foi anulado, pelo que só aos 22 os três pontos ganharam contornos mais reais, com uma cabeçada certeira de Felipe. O videoárbitro foi chamado a pronunciar-se nas duas ocasiões: na primeira anulou, na segunda validou o golo dos portistas.

Um golo de vantagem não valeu grande descanso ao FC Porto que, na segunda parte, teve mais dificuldades em chegar à baliza de Caio Seco e foi o Feirense que, por Sturgeon, conseguiu introduzir a bola dentro da baliza. O golo viria também a ser anulado por fora de jogo. Aos 80 minutos, Marega tranquilizou os adeptos portistas e fechou o marcador com um golo a dois tempos.

Em relação ao jogo em Moscovo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões, no qual o FC Porto saiu vitorioso, Sérgio Conceição voltou ao campeonato com o clássico 4-4-2 e com Soares no lugar de Herrera no “onze” inicial, à procura de retomar à liderança.

Já do lado da equipa de Santa Maria da Feira, Nuno Manta Santos viu-se privado de Babanco, devido à expulsão no jogo contra o Mirandela para a Taça de Portugal, e Cris, devido a uma lesão. Desta feita, entraram no onze Kodjo, Luís Machado e ainda Bruno Nascimento.

O filme do jogo

O FC Porto entrou na partida com uma atitude pressionante, não deixando o Feirense sair a jogar depois do meio-campo. Aos 8 minutos surgiu o primeiro assalto à baliza de Caio Secco. Danilo Pereira aproveitou uma bola nas costas da defesa para marcar golo, mas o videoárbitro anulou o lance por fora de jogo.

Brahimi estava a ser o grande desequilibrador dos dragões. Ao minuto 20, o argelino ultrapassou dois jogadores adversários e descobriu Maxi isolado na direita. O uruguaio atrapalhou-se na grande área e acabou por ser desarmado.

O FC Porto acabaria por abrir o marcador dois minutos depois, com um livre estudado. Num lance construído por Alex Telles, Óliver e Corona, o mexicano entregou o golo a Felipe numa bandeja. Bom cabeceamento do central brasileiro. O golo foi anulado num primeiro momento por fora do jogo, mas a consulta do vídeoárbitro acabou por conduzir à validação do lance.

Onde há fumo, há fogo

À meia hora, o jogo pareceu, finalmente, ganhar outra dimensão com o Feirense a subir no terreno e a levar algum perigo à baliza azul e branca. Com o jogo equilibrado, surgiram oportunidades junto de ambas as balizas.

A primeira grande oportunidade para os “azuis da Feira” surgiu por Edson Farias com um remate longo, que fez Casillas voar para uma defesa irrepreensível.

A resposta do FC Porto surgiu logo a seguir, quando Óliver roubou a bola a Tiago Silva e atirou à figura de Caio Secco.

De novo junto à área portista, Edinho aproveitou uma bola perdida, mas não conseguiu enquadrar o remate com a baliza.

Brahimi tentou abanar o jogo, com uma grande incursão pelo flanco esquerdo, mas foi Corona, ao minuto 42, a sentar um adversário e a cruzar para o número 8 dos dragões. O argelino, de primeira, atirou à barra.

Antes do intervalo, Tiquinho Soares deixou Marega na cara de Caio Secco. O guardião brasileiro saiu por cima do duelo e desviou o remate para canto, evitando assim que o Feirense sofresse o segundo.

Marega quebra o gelo

A segunda parte trouxe um jogo menos intenso de ambas as equipas e nenhum dos coletivos estava a conseguir quebrar o gelo.

Foi a vez dos visitantes verem um golo anulado. Aos 60 minutos, Sturgeon marcou, na sequência de um canto batido por Tiago Silva, mas estava em fora do jogo.

Sérgio Conceição voltou a colocar os dragões a jogar em 4-3-3, com a saída de Corona e a entrada de Herrera. A alteração tática tornou a equipa mais pressionante e ajudou a criar a primeira oportunidade da segunda parte. No entanto, o remate de Tiquinho não levou a melhor direção.

O FC Porto procurou contrariar a falta de tranquilidade, ao estar a vencer apenas pela margem mínima, e acabou por chegar ao segundo golo, por Marega, aos 80 minutos. Depois de ser colocado por Soares na cara de Caio Secco, o maliano rematou contra o guarda-redes e foi apenas na recarga que conseguiu dilatar a vantagem da equipa da casa.

Poucos minutos depois, os dragões quase chegaram ao terceiro. Cruzamento de Soares e Herrera a rematar de calcanhar para defesa apertada do guarda-redes da Feira. Na ressaca, Briseño impediu o golo a Brahimi.

Iker Casillas acabou o jogo em grande, com duas defesas ao cair do pano a evitarem o golo de João Silva.

Com os três pontos da vitória por 2-0 frente ao CD Feirense, este domingo, o FC Porto sobe ao primeiro lugar da Liga NOS, com a mesma pontuação que o SC Braga.

Sérgio Conceição: “Estamos habituados a estar em primeiro”

O técnico do FC Porto mostrou-se satisfeito e tranquilo com a vitória e afirmou ser “importante ganhar os três pontos”. Sérgio Conceição realçou a importância de “ter marcado cedo, tendo em conta a boa organização defensiva apresentada pelo adversário.”

O treinador dos dragões frisou a ideia de que “ainda há muito campeonato pela frente” e que o FC Porto “não irá descansar”. “Temos consciência que estamos no início e há muito campeonato a disputar”, sublinhou.

Por fim, deixou uma palavra de agradecimento à massa adepta, pelo bom ambiente criado no Dragão e pela força que deram à equipa: “é importante a equipa sentir e estar com os seus adeptos”. “Foi bom ganharmos e com certeza que estarão contentes. Voltámos ao lugar a que estamos habituados”, concluiu.

Nuno Manta Santos: “Tens de fazer golo quando há oportunidade”

Nuno Manta Santos apresentou-se insatisfeito com o resultado e com o facto de sair do Dragão sem pontos: “o nosso principal objetivo em todos os jogos é conseguir pontos”.

Em relação ao jogo, admitiu a superioridade do FC Porto e que o seu principal objetivo era retirar espaço à ofensiva azul e branca.

O técnico do CD Feirense lembrou que a sua equipa teve várias oportunidades de golo, mas não foi feliz nas finalizações: “Contra este tipo de adversário tens de fazer golo quando há oportunidade. Tem-nos faltado mais calma e discernimento na altura da finalização”.

O FC Porto volta a jogar na quarta-feira, em casa, para a fase de grupos da Taça da Liga, com o Varzim.

Artigo editado por Filipa Silva