As duas equipas nortenhas vão enfrentar-se pela terceira vez nas últimas duas semanas. Os dragões partem com uma vantagem mínima depois da vitória em Guimarães, na primeira mão.

FC Porto e Vitória SC vão discutir a última vaga para o Jamor. Foto: FC Porto/X

O Futebol Clube do Porto recebe esta quarta-feira (17) o Vitória Sport Clube, em jogo a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal. Os azuis e brancos partem em vantagem na eliminatória depois da vitória por 0-1, em Guimarães. Depois do jogo da primeira mão, as duas equipas já se defrontaram mais uma vez, desta feita para o campeonato, com a vitória a sorrir para os vimaranenses (1-2).

Os dragões estão a passar uma fase conturbada, tanto dentro como fora de campo. As eleições que se avizinham têm causado controvérsia e dividido os adeptos e os resultados dentro das quatro linhas não têm sido bons. Desde a eliminatória contra o Arsenal, o Porto venceu apenas dois dos últimos cinco jogos, sendo que na última partida conseguiu um empate frente ao Famalicão. Esta terça-feira (16), depois da vitória do Sporting, os orientados de Sérgio Conceição ficaram matematicamente afastados do título, a cinco jornadas do fim. Este é o pior registo de sempre na presidência de Pinto da Costa.

Já o Vitória está a fazer uma época muito acima do esperado. Os vimaranenses estão neste momento em quinto lugar, a apenas dois pontos do FC Porto e do Braga – em terceiro e quarto lugar, respetivamente. Na última partida, a equipa de Álvaro Pacheco assegurou um empate no último minuto da partida frente ao Farense.

Apesar de não estar a ser melhor época, o histórico continua a ser muito favorável ao FC Porto. Nos últimos 15 jogos entre as duas equipas, os dragões contam com 12 vitórias, um empate e duas derrotas. Na Taça de Portugal, é preciso recuar até 2004 para encontrar o último triunfo da formação de Guimarães, quando Nuno Assis bisou no Estádio D. Afonso Henriques para eliminar os então campeões europeus.

O FC Porto esteve presente em quatro das últimas cinco finais da prova rainha, vencendo três delas. Já o Vitória conquistou a prova apenas uma vez na época 2012/13 e não chega à final desde 2017. Quem vencer vai defrontar o Sporting CP no derradeiro jogo. Os leões garantiram a ida ao Jamor depois de eliminarem o Benfica.

O onze do FC Porto é uma incógnita. Com lesões, suspensões e jogadores afastados pelo treinador, é difícil prever quem vão ser os escolhidos de Sérgio Conceição. Diogo Costa, Samuel Portugal, Fábio Cardoso, Marcano e Zaidu ficam de fora devido a lesões. Evanilson foi expulso na partida com o Famalicão e também não vai poder dar o seu contributo. Jorge Sánchez, André Franco, Iván Jaime e Toni Martínez foram todos afastados dos treinos da equipa principal e criticados pelo treinador, pelo que também não deverão fazer parte das contas. Devido às ausências na baliza, Pinto da Costa anunciou, durante uma ação de campanha, que se realizou esta terça-feira, que os jovens Gonçalo Ribeiro e Diogo Fernandes iriam integrar a convocatória.

Do lado do Vitória, também se avizinham algumas mudanças. Ricardo Mangas, João Mendes e Telmo Arcanjo encontram-se lesionados, enquanto Jorge Fernandes e Manu Silva estão ambos castigados.

O jogo está marcado para as 20h15 e vai ser transmitido na Sport TV 1.

“Para se jogar no FC Porto não basta ter contrato”

Na conferência de imprensa que antecedeu o jogo, o técnico portista não quis comentar o afastamento de quatro jogadores dos trabalhos da equipa principal, mas deixou um aviso. “Não há mais a dizer. Para se jogar no FC Porto não basta ter contrato. Seja para jogar ou para trabalhar. Enquanto for assim, estamos todos de acordo e toda a gente percebe o que quero dizer”, afirmou.

Sérgio Conceição não deixou passar o momento e reiterou as críticas que tem feito à arbitragem. “Gostava que me falassem dos áudios que vieram cá para fora do nosso jogo com o Estoril. Foi revertido um penálti de forma ‘excessiva’, segundo disseram os responsáveis de arbitragem. Inacreditável. Já nem sei quem manda, se é o árbitro ou o VAR. Há também uma estatística interessante, em relação às faltas. Somos a equipa que precisa de fazer menos faltas para ter vermelhos“, disse.

Relativamente ao jogo, o treinador dos dragões referiu que as equipas “se conhecem bem”, mas que há espaço para surpresas. “É mais um jogo entre duas equipas que se conhecem bem. Todos os jogos são diferentes, poderá haver uma ou outra mudança. Haverá dentro da estratégia definida, nuances para surpreender o adversário“, continuou.

“É uma competição diferente”

O treinador do Vitória não acredita que a má fase dos azuis e brancos se vá refletir nesta partida. “Não olhamos para isso. É uma competição diferente. Não tenho dúvidas que o FC Porto vai dar prioridade a esta competição. No jogo do campeonato, o Porto quis conquistar os três pontos, assim como nós, pelo que a abordagem foi diferente. Neste momento, eles estão em vantagem, mas nós queremos muito ir à final, por isso temos de ir atrás“, disse.

Álvaro Pacheco não escondeu o desejo de conseguir ajudar o Vitória a alcançar a primeira final em sete anos. “Há muitos anos que não vamos à final, temos aqui essa possibilidade. Vão ser duas equipas muito motivadas. Temos de demonstrar dentro do campo que queremos estar na final. Vai ser um jogo fantástico, emotivo e muito bem disputado“, acrescentou.

O técnico lamentou as ausências para esta partida, mas disse que não vai ser por isso que o Vitória não vai conseguir um bom resultado. “Gostava muito que o João Mendes e o Mangas estivessem disponíveis. Mas temos de arranjar soluções. A vida e o futebol são mesmo isto. Todos os treinadores gostam de ter todos os jogadores disponíveis, mas faz parte da vida. Quando algum jogador não pode dar o contributo, temos de ter outros preparados para o fazer. Outro jogador irá entrar no onze com uma vontade muito grande”, afirmou.

Editado por Inês Pinto Pereira