Foi preciso esperar até aos últimos minutos do encontro para se descobrir quem ficaria com a liderança da Primeira Liga. O FC Porto venceu, este sábado, o Sporting de Braga, no Estádio do Dragão, num jogo equilibrado, com oportunidades para ambas as partes. Um golo de Soares, aos 88 minutos, deu aos dragões a liderança isolada e aos guerreiros do Minho a primeira derrota no campeonato.

Depois da vitória europeia na terça-feira, Sérgio Conceição voltou ao 4-4-2 que utilizou contra o Marítimo. Do lado do Sp. Braga, Abel Ferreira apenas fez entrar Ricardo Horta para o lugar de Fábio Martins. Os minhotos estavam invictos esta época e iam ao Estádio do Dragão com vontade de fazer frente ao campeão em título.

Primeira parte intensa

A partida começou com um domínio da posse de bola por parte do FC Porto, com o Sp. Braga a optar por apostar mais nas transições ofensivas.

As oportunidades começaram a surgir aos 18 minutos, quando Sequeira cruzou do lado esquerdo para Paulinho desviar a bola em direção às luvas de Iker Casillas. O FC Porto respondeu com uma combinação entre Brahimi e Óliver, com o espanhol a tocar para Maxi Pereira, na lateral direita, permitindo ao uruguaio rematar para defesa apertada de Tiago Sá.

As oportunidades ofensivas continuavam a surgir para os dois lados. Sequeira cruzou de novo do lado esquerdo e Dyego Sousa, a poucos metros da baliza, cabeceou ao lado. Do lado dos azuis e brancos, Marega recebeu a bola à direita da grande área do Braga, picou para Brahimi, situado no coração da área, e o argelino rematou para uma defesa de fortes reflexos de Tiago Sá.

Ambas as equipas jogavam a um ritmo alto e com qualidade ofensiva, mas nenhuma teve a eficácia necessária para chegar ao golo. O Braga parecia sereno nas suas ações, enquanto o Porto não conseguia controlar um jogo bastante repartido. A primeira parte terminou com um nulo no marcador.

O substituto do costume

A segunda metade do jogo sofreu de uma quebra de intensidade. Em vez de um ritmo forte e contínuo, a partida tornou-se um conjunto de momentos de perigo, derivados de um ou outro erro de uma equipa. Aos 55 minutos, Ricardo Esgaio surgiu sem marcação à direita da grande área portista e enviou o esférico ao ferro da baliza. Aos 61, uma bola que parecia perdida acabou por cair aos pés de Marega no meio da grande área bracarense, mas Bruno Viana recuperou do erro e cortou para canto.

Otávio voltou a ser decisivo

Otávio voltou a ser decisivo Foto: FC Porto

À entrada no último quarto de hora, Óliver recuperou a bola no meio-campo, entregou para Marega no lado direito e o maliano cruza rasteiro, para Tiquinho Soares falhar o remate. Na resposta, uma jogada semelhante, no lado esquerdo da grande área portista, terminou com um remate de Fransérgio ao poste da baliza de Casillas. A pontaria a mais do Braga acabaria por lhe custar caro.

Ao minuto 88, Otávio, que entrou para o lugar de Maxi, causou um impacto decisivo pelo terceiro jogo consecutivo.

O brasileiro recuperou uma segunda bola de um canto e retirou um adversário do caminho através de uma simulação. De seguida, o número 25 do Porto cruzou para o interior da área bracarense onde Soares voou mais alto que qualquer jogador e cabeceou a bola para dentro da baliza. Estava feito o único golo da partida e o que dava os três pontos e a liderança isolada ao Porto.

Os minhotos ainda tentaram uma última ofensiva, mas nada de substancial surgiu até ao final. O derradeiro apito do árbitro confirmou a vitória dos azuis e brancos, num excelente jogo de futebol.

O Porto procurou a “felicidade” e o Braga não foi “eficaz”

No final do jogo, Sérgio Conceição considerou que a sua equipa foi “à procura da felicidade” e isso ditou o resultado final. Sobre a partida, o técnico portista afirmou que se tratava de uma “boa propaganda” ao futebol português, aproveitando para elogiar Abel Ferreira e a sua equipa.

O técnico bracarense apresentou-se conformado com a derrota, mas “orgulhoso” da prestação da sua equipa. Abel Ferreira achou que o jogo foi equilibrado e que a equipa que ganhou foi a “mais eficaz, não a melhor”.

Com a pausa para as seleções, o FC Porto só volta a jogar só a 24 de novembro, com o Belenenses. O Sporting de Braga joga no dia seguinte, em casa, frente ao Praiense. Ambos os jogos são referentes à quarta ronda da Taça de Portugal.

Artigo editado por Filipa Silva