Esta quarta-feira assinala-se o Dia da Esperança no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto). Num paralelismo com o primeiro dia da primavera, o instituto lançou a campanha “Uma flor pela esperança”, protagonizada por algumas caras conhecidas de que é exemplo a nutricionista Ana Bravo, a jornalista Carla Ascenção, o apresentador Jorge Gabriel e o músico Miguel Guedes.

O objetivo é colocar os portugueses a partilhar, nas redes sociais, uma fotografia sua com uma flor e com a hashtag #umaflorpelaesperança. Com a iniciativa, o IPO-Porto reforça a ideia de querer melhorar a predisposição dos doentes para participarem ativamente nos processos de cura.

Por isso, o instituto criou o Dia Nacional da Esperança, data que já é celebrada internamente desde 2015. No ano passado, foi entregue uma petição na Assembleia da República com cerca de sete mil assinaturas para criar a efeméride no primeiro dia da primavera. “Queremos que passe a ser um assunto que está no calendário nacional”, explica Laranja Pontes, presidente do Conselho de Administração do IPO-Porto, ao JPN.

Os ensaios clínicos estão na génese da petição, uma vez que foi desenvolvida para consciencializar para a necessidade dos doentes participarem em ensaios desta índole. “Os cidadãos, ao estarem recetivos e envolvidos, percebem que a sua doença, além de [ser uma] ameaça, é uma oportunidade para participarem num ensaio clínico”, garante.

Esta quarta-feira, o dia no Instituto Português de Oncologia do Porto será passado “de uma forma simples, essencialmente virado para os nossos doentes, para quem trabalhamos e que são a fonte de motivação de todo o nosso empenho”, adianta Laranja Pontes.

Recentemente, o IPO-Porto anunciou que, em 2018, mais de 400 pessoas participaram em ensaios clínicos naquele instituto, “o que representa um número recorde nos últimos cinco anos”.

Artigo editado por César Castro