Ao quarto dia de Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), a Universidade do Porto (U.Porto) venceu o primeiro título. A equipa de andebol feminino venceu esta quarta-feira a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) por 32-25, sagrando-se bicampeã nacional universitária.

Com a conquista, a equipa da U.Porto de andebol feminino descolou do Instituto Politécnico de Leiria no número de títulos nacionais universitários, contando agora com sete. Nas últimas seis edições dos CNU, marcou presença em todas as finais e conquistou três troféus.

Já a AAUM repetiu a melhor classificação na modalidade. A jogar em casa, a equipa minhota conseguiu replicar o resultado alcançado nos CNU de 2002/2003.

No domingo, dia do arranque do evento, a U.Porto tinha conquistado o ouro coletivo no Campeonato Nacional de Atletismo de Estrada.

Na terça-feira, também ficou decidido o Campeonato Nacional Universitário de Rugby 7, mas sem títulos para o Porto. O quadro feminino foi, pela terceira vez consecutiva, conquistado pela Associação Académica de Coimbra (AAC), que bateu na final a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE).

No masculino, o título foi para a Associação de Estudantes do ISCTE-IUL, que venceu, pela primeira vez, a competição. A “prata” ficou com a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP). A Universidade do Porto conquistou o título no ano passado, mas não apresentou equipa própria este ano.

Os Campeonatos Nacionais Universitários decorrem em Guimarães até dia 10 de maio.

Artigo editado por Filipa Silva