Os jovens que tenham 18 anos vão poder receber através da iniciativa “DiscoverEU” passes de InterRail gratuitos. As candidaturas, que começaram esta quinta-feira e que decorrem até 16 de maio, podem ser feitas no sítio online da iniciativa.

Para concorrerem, os jovens têm de ter nascido entre dois de julho de 2000 e um de julho de 2001, ter nacionalidade de um dos Estados-Membros da União Europeia e indicar o número do cartão de cidadão ou de passaporte no formulário. A candidatura online é ainda constituída por perguntas de escolha múltipla.

Os jovens selecionados vão poder passar um mês a viajar pela Europa entre agosto de 2019 e janeiro de 2020. O custo do InterRail oferecido é de 258 euros e abrange 31 países.

Os candidatos vão poder viajar a título individual ou em grupos constituídos, no máximo, por cinco pessoas. Regra geral, viajarão de comboio. No entanto, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro, o ferry ou, excecionalmente, o avião.

O objetivo da Comissão Europeia é, no futuro, tornar os passes gratuitos para todos os jovens.

Artigo editado por César Castro