No primeiro Entrudo Chocalheiro depois da distinção da UNESCO, durante os quatro dias de festa, passaram pela aldeia de Podence mais de 50 mil visitantes, de acordo com a estimativa da Associação dos Caretos de Podence.
O carinho pela aldeia plantada no coração de Trás-os-Montes, onde residem cerca de 200 pessoas, estende-se, não só aos habitantes e caretos, como também àqueles que participam do Entrudo.
O JPN passou a terça-feira de Carnaval em Podence, onde se cruzou com facanitos, a primeira mulher Careto e estreantes do Entrudo Chocalheiro num clima de grande animação.
Patrícia Cordeiro, mentora do projeto que levou os Caretos a Património Cultural Imaterial da UNESCO, sublinha as vantagens desta distinção. Contudo, reforça que se deve preservar a tradição, de forma a continuar a ser “um ritual comunitário”.
Entrudo Chocalheiro Entrudo Chocalheiro Entrudo Chocalheiro Facanitos Entrudo Chocalheiro Entrudo Chocalheiro Queima do Entrudo António Carneiro, presidente da Associação dos Caretos de Podence Queima do Entrudo Patrícia Cordeiro, mentora da candidatura dos Caretos a Património da UNESCO Caretos de Podence Entrudo Chocalheiro
Artigo editado por Filipa Silva