No Curtas há um programa que une música e cinema, explorando os múltiplos diálogos possíveis entre estas duas formas de arte. O “Stereo” teve a sua primeira sessão no sábado (3) e contou com três documentários portugueses, exibidos na sala principal do Teatro Municipal de Vila do Conde.

O primeiro filme a ser exibido falava do tantas vezes incompreendido graffiti. “Pintar o Hip Hop”, episódio número dois da série documental “Implantação da Rapública”, da Antena3Docs, aborda o nascimento e crescente popularidade da arte urbana em Portugal.

Através dos testemunhos de artistas como Odeith, Vhils, Youthone ou Nomen, o documentário pinta a história da arte de rua no país, desde as fundamentais mas desvalorizadas tags, até à comercialização do graffiti nos dias de hoje. Os precursores do contexto português recordam episódios que exploram as temáticas da ilegalidade e da liberdade artística, à medida que esclarecem conceitos culturais do movimento. É ainda abordada a participação e emergência da mulher numa arte predominantemente masculina, através dos relatos da writer Nurea.

A curta, da autoria de Bruno Martins, realizada por Catarina Peixoto e produzida por Filipa Ramos, conta histórias que ajudam à reflexão quanto a uma arte marginalizada, ao mesmo tempo que arranca risos do público. Segundo a realizadora, presente na sessão, o projeto faz parte de uma recuperação da memória, inserida na celebração dos 25 anos da Antena 3.

Do hip-hop à música popular

O Curtas deu à música popular portuguesa, também, um lugar de destaque. A vida e obra de José Pinhal, cantor popular dos anos 80, é relembrada em “A Vida Dura Muito Pouco – Celebrando a obra de José Pinhal”.

Foto: Ana Faria

A descoberta de duas cassetes num apartamento portuense desencadeou uma série de acontecimentos, culminando na transformação do nome e das músicas de José Pinhal numa lenda. Apesar de não ser muito conhecida, a história do cantor é verdadeiramente envolvente e marcante. Desde as origens, passando pelas atuações e fama nos clubes noturnos e discotecas do Porto, e terminando numa morte precoce e trágica, José Pinhal é retratado como um personagem cómico, mas também inspirador, alguém que nunca desistiu do seu sonho.

Dinis Leal Machado, realizador do filme, disse pretender “elevar José [Pinhal] e honrar a música de noite do Porto”, e leva o espectador numa viagem cativante, divulgando a obra de um mito da música portuguesa e a banda em seu tributo.

Por último, foi exibido o mockumentary “Ricardo”, mistura de documentário com ficção, que no caso em apreço parodia a figura de Ricardo Bueno, numa história inspirada por um passo de dança num concerto dos Sensible Soccers.

O filme de Luís Sobreiro dramatiza a vida de Ricardo, “ator, driver, professor, pintor e bailarino” nos concertos da banda portuguesa, que um dia se esquece do seu passo de dança característico e único. O público é convidado a acompanhar o processo de redescoberta da paixão do personagem, ao mesmo tempo que ele se reencontra a si próprio.

“Ricardo” é um mockumentary de Luís Sobreiro. Foto: D. R.

Mais momentos “Stereo”

A próxima sessão vai ser realizada esta sexta-feira (9), pelas 22h15, com a estreia do cine-concerto “Guanche”, de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman). O espetáculo vai juntar a montagem de imagens ao vivo do realizador Paulo Maia, a narração da atriz Íris Cayatte e a manipulação de som do artista sonoro Duarte Ferreira à música original do Tigerman, numa “primeira abordagem artística” da sua próxima longa-metragem, segundo o Curtas.

Também em destaque neste programa está a Competição de Vídeos Musicais, com uma programação de vídeos que foram produzidos em Portugal no último ano. A sessão deste sábado, às 22h15, vai contar com a presença dos realizadores. Os filmes selecionados foram os que deram imagem a músicas de Batida, Moullinex, Capicua, Filipe Sambado, Pop Dell’Arte, Clã, Surma, Sereias e João Pais Filipe.

A secção Stereo teve também uma sessão em agosto, num evento pré-festival, onde foi apresentado “Surdina”, filme de Rodrigo Areias, musicado ao vivo pelo guitarrista Tó Trips. O cineasta vai agora apresentar o seu novo filme no Curtas, “Vencidos da Vida”, também este sábado.

Artigo editado por Filipa Silva