Estão abertas as candidaturas às “Bolsas Gulbenkian Mais” destinadas a estudantes do Ensino Superior em Portugal.

Há duas fases de candidatura ao apoio desenhado para beneficiar os alunos com melhores notas e escassos recursos económicos. À primeira fase, aberta até 31 de outubro, podem concorrer todos os estudantes que se candidataram este ano pela primeira vez ao Ensino Superior.

Entre as exigências para a participação no concurso estão ter tido um nota de candidatura igual ou superior a 17 valores no curso em que o estudante se encontra agora inscrito e um comprovativo de candidatura a bolsa de ação social.

A concurso podem ainda apresentar-se estudantes cujo agregado familiar tenha um rendimento anual acima do elegível para a Ação Social, mas abaixo dos 12 mil euros; ou ainda estudantes que se vejam “em situação de carência económica grave, súbita ou pontual”.

A segunda fase de candidatura estende-se de 1 de novembro a 1 de julho de 2021, podendo nesta fase candidatar-se estudantes de qualquer ano.

Ainda de acordo com o Regulamento, a “Fundação Gulbenkian poderá também considerar a concessão e renovação de bolsas de estudantes com elevadas classificações, sem recursos económicos para o prosseguimento de estudos ao nível da licenciatura, mestrado ou mestrado integrado e sem bolsa da Ação Social Escolar, quando devidamente identificados e propostos pela Universidade que frequentam.”

A condição económica do agregado familiar, o mérito escolar, a carta de motivação e eventuais cartas de recomendação e ainda a distribuição regional, por áreas científicas e diferentes graus académicos são os critérios que serão tidos em consideração na seleção e seriação dos candidatos.

O valor da bolsa anual varia entre os 1.500 euros, para estudantes não deslocados, e os 3.000 euros para estudantes que se encontram fora da área de residência, sendo que a bolsa pode ser acumulável com outros apoios, nomeadamente com a bolsa da Ação Social Escolar.

As bolsas podem ser renovadas até à conclusão do mestrado, mediante o cumprimento de algumas condições, como a obtenção de uma média de 14 ou mais valores no ano anterior à candidatura.

As “Bolsas Gulbenkian Mais” são atribuídas desde 2017. De acordo com a informação prestada pela instituição ao JPN, foram apoiados até à data “cerca de 260 estudantes” com estas bolsas. Quanto ao número ou valor global das bolsas a atribuir no presente ano letivo, a instituição diz não ser possível adiantar de momento esses valores.

O programa conta este ano com o apoio do Grupo Vinci.