O Observatório do Ciberjornalismo da Universidade do Porto anunciou, esta terça-feira (18), a lista de trabalhos finalistas dos Prémios de Ciberjornalismo, que anualmente atribui.

Os vencedores, já escolhidos pelo júri, vão ser revelados no dia 27 de novembro. Já os prémios do público têm, desde ontem, a votação online aberta. Os internautas podem votar nos seus trabalhos preferidos até ao dia 24 deste mês.

Para a avaliação do júri da 13ª edição dos Prémio de Ciberjornalismo foram submetidos 141 trabalhos jornalísticos. Os jornais “Público” e “Expresso” dominam as nomeações, cada um com quatro trabalhos, seguidos pela Rádio Renascença, que tem três. O trio está ainda nomeado para o prémio de “Excelência Geral em Ciberjornalismo”.

As rádios TSF, Antena 1 e o Fumaça têm uma nomeação cada.

No total, há oito categorias a concurso. Na categoria de Ciberjornalismo de Proximidade, vocacionada para a informação regional e local, são finalistas dois trabalhos da Altominho.tv e um do “Jornal de Leiria”. Já na categoria de Ciberjornalismo Académico, são finalistas dois trabalhos do jornal online ComUM e um do projeto REC-Repórteres em Construção.

Dado o contexto pandémico, as VI Jornadas ObCiber vão decorrer online, no dia 27 de novembro. Já o VII Congresso Internacional de Ciberjornalismo foi adiado para 2021, em data ainda a anunciar.

O Observatório do Ciberjornalismo da Universidade do Porto foi criado em 2008. Reúne investigadores da área da Comunicação que se dedicam a “observar e analisar, regularmente, a evolução do Ciberjornalismo em Portugal e no Mundo”.