Em Baião, a Câmara Municipal criou um projeto que visa combater a solidão da população idosa.

Na terra que seduziu Eça de Queirós, os livros ganharam uma nova via de comunicação com os leitores. A iniciativa “Conta Comigo: leitura à distância de uma chamada” foi lançada esta semana pela Biblioteca Municipal de Baião. O serviço, que visa combater a solidão da população mais idosa, está disponível todos os dias da semana, até às 21h00.

As inscrições e o agendamento devem ser feitos através da Biblioteca Municipal de Baião, pelo email [email protected] ou pelo telefone 255 540 562.

Para formalizar o pedido é necessário fornecer o nome, a idade e o telefone de contacto para o qual deverá ser feita a chamada. Além disso, deve ser indicado o dia e hora para o contacto.

Espinho também “liga” aos leitores

Também em Espinho foi criado um projeto similar, que arrancou a 17 de fevereiro e já conta com 15 participantes. O objetivo é contar histórias e ouvir as histórias de infância dos mais velhos.

Para participar na iniciativa “Afetos por telefone”, basta ter mais de 65 anos e contactar o 927 960 248 durante os dias úteis, das 1oh00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00 e fazer a  inscrição.

A iniciativa partiu dos Serviços Educativos da Divisão de Cultura e Museologia que tem como contadores de histórias Sandra Vieira e Rita Betânia.

Além de Espinho e Baião, na terra de Teixeira de Pascoaes, em Amarante, os interessados em receber livros em casa podem consultar o catálogo bibliográfico da Biblioteca Municipal de Amarante on-line, que conta com quase 45 mil referências.

Para fazer o pedido basta contactar o e-mail [email protected] com o nome, número telefónico, morada e o(s) títulos do(s) livro(s) pretendidos, o autor e a cota. Cada pessoa pode requerer até três livros e tê-los em sua posse por um período de 15 dias.

A rede de bibliotecas municipais tem estado, aliás, muito ativa neste segundo confinamento do país, havendo exemplos em todo o Grande Porto de serviços adaptados ao contexto pandémico do país: do take-away à entrega porta a porta, passando pela leitura online, são várias as opções neste. campo.

Artigo editado por Filipa Silva