Localizado na zona do Pólo Universitário do Porto, um novo centro de vacinação abriu esta segunda-feira (8) nas instalações do Porto Research Technology & Innovation Center (PORTIC) do Politécnico do Porto. O ponto de vacinação abrange utentes das freguesias do Bonfim, Campanhã e Paranhos com mais de 80 anos e que integram o primeiro grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

Em entrevista ao JPN, Luís Melo Pinho, diretor-executivo do Politécnico do Porto, explica que o PORTIC teve de se adaptar para albergar o centro de vacinação. O responsável refere que para o centro foram usados os “espaços de formação e gabinetes”, onde procederam a uma substituição das infraestruturas, de maneira a “criar uma logística de acesso para as pessoas poderem deslocar-se para os locais de vacinação da forma mais eficiente possível”.

No primeiro dia de inoculação neste centro, o diretor clínico do Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Oriental, Miguel Azevedo, revela ao JPN que o espaço está a ter “uma adesão bastante elevada à vacinação”, ao que acrescenta estar planeado receber 210 pessoas com marcação neste primeiro dia.

O local está preparado para receber até 500 utentes por dia, pelo que foram criados dez pontos de vacinação com 15 profissionais de saúde – oito enfermeiros, quatro auxiliares e um médico.

Estes profissionais atuam numa das “três zonas” do centro de vacinação. O mesmo é complementado com uma “zona de espera”, que “permite a permanência com a respetiva distância de segurança” dos utentes e uma “zona de recobro”, que recebe os utentes que têm de esperar cerca de “meia hora para ter a certeza que está tudo bem” após a toma da vacina.

Este ponto de vacinação funciona em protocolo com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte). De acordo com Luís Melo Pinho, a colaboração do Politécnico do Porto com a ARS-Norte no combate à Covid-19 já existe desde 2020, quando colocaram “ao serviço da comunidade” o Laboratório de Biotecnologia Médica e Industrial. O laboratório foi integrado na Rede Nacional de Diagnóstico da Covid-19 e já realizou mais de 18 mil testes.

Artigo editado por Filipa Silva