Nesta quinta-feira, no Estádio do Dragão, FC Porto e Vitória SC mediram forças num jogo em que os dragões levaram a melhor e foram claramente superiores à equipa minhota. Um golo solitário de Marega permitiu à equipa de Sérgio Conceição garantir os três pontos e aproximar-se do líder Sporting CP, agora a uma distância de quatro pontos.

Na partida, a contar para a 28.ª jornada da Liga Nos, o FC Porto venceu os minhotos do Vitória SC e consolidou a sétima vitória consecutiva para o campeonato. Os “azuis e brancos” continuam na 2segunda posição da tabela classificativa e mostram-se vivos nesta luta incessante pela revalidação do título de campeão nacional.

Já a equipa vitoriana somou a 12.ª derrota no campeonato, mantendo a sexta colocação e o lugar europeu cada vez mais em risco, com a aproximação pontual de Santa Clara, Moreirense e Tondela.

Muralha vimaranense e nulo ao intervalo

Os dragões entraram fortes na partida, mas os primeiros lances de perigo pertenceram aos conquistadores. Primeiro foi Edwards que, à boca da baliza, atrapalhou-se no momento da conclusão, depois de um grande passe de Mensah. Mais tarde foi Sacko a chegar tarde a um cruzamento de Edwards que rasgou a defesa portista. Valeu aos dragões um grande corte de Otávio que se antecipou ao maliano.

Com as duas ameaças da equipa forasteira, o FC Porto intensificou ainda mais o seu ataque, obrigando o Vitória SC a ter de recuar as suas linhas. Foi a partir desse momento que a equipa vitoriana ergueu uma muralha, mostrando uma boa capacidade e consistência defensivas, impedindo por inúmeras vezes que os azuis e brancos se adiantassem no marcador.

Em grande destaque estiveram Pepelu e o central Jorge Fernandes, sempre com o timing certo na hora do corte.

A equipa portista acabaria por só ter um único lance digno de nota, com um passe do experiente Pepe a isolar Taremi que, na cara do golo, viu Bruno Varela a ser protagonista de uma grande defesa.

Marega disse “presente”

Na segunda metade do encontro foi novamente o FC Porto a entrar com grande intensidade no jogo e logo aos 49 minutos surgiu o ambicionado golo dos pés de Marega. Um passe em profundidade de Otávio, lançou o maliano que aproveitou a hesitação de Mumin, ganhou o corpo a corpo e enviou a bola para o fundo da baliza de Varela.

Marega matou assim o jejum de golos que já durava desde a 14.ª jornada do campeonato.

A equipa portista revelava-se dona da partida, mas mais ameaçadora do que na primeira parte, estando o avançado maliano diversas vezes em destaque, ao romper na profundidade a defensiva dos conquistadores.

Num lance de perigo à passagem do minuto 68, Marega quase bisou, mas Bruno Varela fez valer a sua qualidade e impediu que os pupilos de Sérgio Conceição dilatassem a vantagem.

O FC Porto ia sendo incapaz de resolver o jogo e o Vitória SC, já com Lameiras e o jovem André Almeida em campo, procurava progredir no terreno através de transições pelas alas. As investidas vitorianas acabavam sempre desfeitas pela enorme consistência defensiva da equipa da casa e a melhor oportunidade esteve nos pés de Sacko, mas Manafá, com um corte in extremis, “tirou o pão da boca” ao maliano no momento da finalização.

Com o Vitória a subir as suas linhas, o FC Porto tinha mais facilidade nas saídas em contra-ataque e, aos 86 minutos, Toni Martinez falhou o alvo, desperdiçando a chance de engordar o marcador.

Já em período de descontos, foi a vez de Francisco Conceição ameaçar o golo. O jovem português protagonizou uma boa jogada individual num momento de inspiração, mas o remate acabaria por bater na trave da baliza dos vitorianos. No entanto, este foi um lance contestado pela equipa portista que pediu penálti por mão na bola de Mumin.

Conceição focado e habituado à pressão

No final do encontro, Sérgio Conceição, técnico dos dragões, destacou que os jogadores estão focados em conquistar as seis finais que restam no campeonato e que mesmo com pressão acreditam que podem “revalidar o título”.

Conceição pediu também para que as equipas de arbitragem estiejam ao seu mais alto nível nesta reta final “para que o campeonato se decida dentro das quatro linhas”.

Bino sublinha que “FC Porto não é uma equipa qualquer”

Pelos vimaranenses, Bino destacou a boa postura da sua equipa no jogo, mas não deixou de realçar a qualidade do FC Porto: “Surpreendemos o FC Porto, mas não estávamos a enfrentar uma equipa qualquer. O FC Porto é uma grande equipa” – afirmou.

O técnico vitoriano referiu que o golo dos dragões acabou por condicionar o jogo da sua equipa.

O FC Porto desloca-se a Moreira de Cónegos, na próxima segunda-feira (dia 26), para defrontar o Moreirense, numa corrida ofegante pelo título. Já o Vitória SC vai até à Choupana, também na segunda-feira, para medir forças com o lanterna vermelha, CD Nacional.

Artigo editado por Filipa Silva