Após um fim de semana de sonho, Filipa Martins deixou a sua marca na ginástica internacional. A atleta do ACRO Clube da Maia mostrou a grande forma física em que se encontra ao estrear, nos Europeus em Basileia este fim de semana, o “Martins”, um hindorff 1/2, gesto técnico inventado por si nas paralelas assimétricas.

Mas este não foi o único brilho da portuguesa. Na sua área de maior experiência, o “All-Around”, Filipa Martins alcançou uma posição na final. Foi na qualificação deste evento que a atleta de 25 anos executou, pela primeira vez, o seu elemento, que está agora inserido no código internacional de pontuação de ginástica artística. Com o uso desta nova técnica, Filipa conseguiu, também, apurar-se para a final de paralelas assimétricas, fazendo, mais uma vez, história.

Já na fase final da competição e disputando primeiro o “All-Around”, a ginasta das quinas alcançou o 11.º lugar com 51,757 pontos. Não ultrapassou a sua melhor posição, o oitavo lugar nos Europeus de 2017, contudo a história já estava feita.

Com a estreia de Portugal numa final de paralelas assimétricas, Filipa Martins, que na fase de qualificação tinha arrecadado a quarta melhor posição, preparava-se para lutar pelo pódio com o seu “Martins”. O dia não foi o melhor e a portuguesa caiu duas vezes na execução do exercício. Findada a final, a estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto ficou em 8.º e último lugar com 11,333 pontos.

Hoje o dia não foi fácil, mas nem sempre corre como esperamos. O importante é continuar a treinar para conseguirmos ser melhores. [Estou] muito contente por ir para casa com tantas conquistas, mas acima de tudo com a cabeça erguida e missão cumprida”, escreveu a atleta portuguesa no seu instagram.

Após o fecho da sua participação que também serviu como treino, o foco está agora em Tóquio 2020. Já apurada, Filipa Martins procura manter a excelente forma física, sem qualquer lesão, e anseia por voltar a fazer o seu nome entoar pelo mundo com as cores da bandeira portuguesa.

Artigo editado por João Malheiro