As zonas de diversão da cidade do Porto para celebrar o São João vão alargar os horários de funcionamento. A partir desta segunda-feira (14), os espaços estão abertos das 12h00 às 23h00, de domingo a quinta-feira, e das 12h00 às 00h00, de sexta-feira a sábado, segundo informa a Câmara Municipal do Porto (CMP), em comunicado.

De acordo com a autarquia, o alargamento do período de funcionamento deve-se à entrada do concelho do Porto – e da generalidade de Portugal Continental – na nova fase de desconfinamento, desde o dia 11 de junho.

Os empresários do setor das atividades itinerantes solicitaram à Câmara do Porto o alargamento dos horários. “Aceites estes novos horários [pela Câmara], será também possível que um maior número de pessoas tenha acesso ao interior dos espaços, sempre com a garantia de máxima segurança“, pode ler-se no comunicado do município.

No entanto, na véspera de São João as zonas de diversão vão encerrar às 18h00, “a pedido das próprias entidades promotoras”, afirma a CMP.

No dia 8 de junho, a autarquia anunciou que a permanência das diversões na Rotunda da Boavista e no Jardim do Calém foi alargada até dia 18 de julho, após pedido efetuado pelos representantes das três associações do setor a Rui Moreira.

Este prolongamento da atividade significa um reforço do apoio municipal de cerca de 67 mil euros, traduzidos nas isenções das habituais taxas e licenciamentos, no policiamento, bem como na infraestruturação elétrica.

As zonas de diversão servem de alternativa às típicas comemorações do São João que, este ano, devido ao contexto pandémico, não se vão poder realizar nos moldes tradicionais, pelo segundo ano consecutivo. Para muitos comerciantes presentes nestes espaços, esta é a primeira vez em 20 meses que estão no ativo.