A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FCUP) celebra, este ano, 25 anos de existência e para os assinalar preparou um programa de eventos que arranca esta quinta-feira (1) e se prolonga até domingo (4). Na tentativa de aproximar as celebrações da comunidade, os eventos decorrem fora de portas.

Para esta quinta-feira e sexta-feira, estão programadas mesas redondas, vários momentos musicais e noites de cinema, sempre no Museu de História Natural da UP, localizado no edifício da Reitoria. As mesas redondas vão juntar, hoje, os quatro diretores que a FDUP teve ao longo do seu quarto de século. Amanhã, sexta-feira, a conversa gira em torno de antigos alunos que são ou foram jornalistas.

Há ainda várias visitas guiadas no programa: uma à antiga Cadeia da Relação do Porto (sexta-feira, 2, às 10h00) e duas ao Museu Judiciário do Tribunal da Relação do Porto (sábado e domingo, às 10h00), onde se encontram guardadas, entre outras relíquias, os célebres processos judiciais que envolveram Camilo Castelo Branco, Ana Plácido, Zé do Telhado ou do médico Urbino de Freitas, envolvido no não menos célebre Crime da Rua das Flores.

Voltando aos 25 anos da FDUP, o plano de atividades inclui ainda, este sábado, um debate sobre a faculdade promovido pela Sociedade de Debates da Universidade do Porto. Para as 17h15, está marcada uma conversa à volta de um objeto valioso do espólio da FDUP: o polígrafo.

Na tarde de domingo, decorrem duas sessões – “A Constituição em 30 minutos” e “A União Europeia em 30 minutos” – durante as quais, em aproximadamente meia hora, os estudantes da FDUP procuram trocar por miúdos que instituições são estas. O projeto é da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, em conjunto com docentes, e visa, sobretudo, o público estudantil mais jovem.

Ainda no domingo, a Associação de Antigos Alunos da FDUP vai protagonizar a simulação de um julgamento, para ilustrar aquela que é, afinal, “uma circunstância quotidiana” da vida nas cidades.

Todos os eventos são gratuitos, mas estão sujeitos a inscrição prévia.