Quem andar de metro no Porto ou no número 500 (Praça da Liberdade/Matosinhos) da STCP tem, a partir desta quinta-feira (22), uma nova modalidade de validação ao dispor, vocacionada para os utilizadores ocasionais. Está disponível em nove estações da rede de metro, servindo essencialmente a Linha Violeta (Estádio do Dragão-Aeroporto), mas não só.

O projeto-piloto do TIP-Transportes Intermodais do Porto é pioneiro em Portugal e permite o uso do cartão bancário com tecnologia contactless como se de um Andante se tratasse.

“Não é necessário ter dinheiro em numerário, adquirir títulos numa máquina de venda ou procurar saber qual o tarifário adequado a cada viagem”, garante a Metro do Porto. O utente terá somente de encostar o seu cartão de débito, crédito, cartão pré-pago ou dispositivo de pagamento contactless aos novos validadores instalados em algumas estações de metro antes de embarcar na viagem.

Aspeto dos novos validadores. Foto: Metro do Porto

Ao JPN, fonte oficial da empresa esclarece que esses “novos” validadores foram colocados “junto aos outros validadores, nas entradas das estações referidas”.

São elas: as estações Aeroporto, Senhora da Hora, Casa da Música e Trindade, da Linha Violeta, e ainda as estações Campanhã, Bolhão e Campo 24 de Agosto (comuns às linhas A, B, C e F do Metro), São Bento e Aliados (da Linha Amarela) e também os autocarros da linha 500 da STCP.

É como se os clientes adquirissem, ao encostarem o cartão bancário ao leitor, um bilhete único.

Cada viagem tem o custo de 2 euros, sendo válida por 1h15m no Metro do Porto e na STCP, “independentemente do número de embarques nesse período em qualquer uma das estações e paragens acima referidas”, diz a empresa.

“Se o cliente realizar quatro ou mais viagens num dia, aplica-se o tarifário mais vantajoso, sendo o limite máximo 7 euros, equivalente a um título diário Andante Tour, podendo o cliente viajar ilimitadamente”, esclarecem.

Uma nota relevante: como acontece com o Andante, também com o cartão bancário é preciso voltar a validar o cartão antes de cada embarque, confirmou o JPN junto da empresa.

No que diz respeito ao controlo destas validações, a mesma fonte esclarece ao JPN que “os terminais de fiscalização receberam um upgrade ao software e verificam se houve validação com determinado cartão.”

O projeto, que se vai prolongar “até ao final deste ano”, para ser nessa altura avaliada a possível extensão do modelo a toda a rede Andante, resulta de uma colaboração do TIP com a Visa, Reduniq, Card4B, Cybersource e Littlepay.

Depois da introdução da aplicação ANDA, que permite viajar na rede de metro com recurso a uma aplicação de telemóvel, Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração do TIP e da Metro do Porto, considera este “mais um avanço do sistema Andante”, que vai permitir “prescindir cada vez mais dos suportes em papel e em plástico, com todas as vantagens que daí decorrem para a sustentabilidade ambiental.”