A partir de hoje (7) e até à próxima quinta-feira (9), os estudantes que desejem modificar as suas opções de candidatura ao Ensino Superior podem fazê-lo na plataforma da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

No total do país, os candidatos têm mais 3.080 vagas disponíveis que se somam às 52.963 que estavam fixadas desde julho. São assim, agora, 56.043 os lugares disponíveis na primeira fase do regime geral do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

O prazo extraordinário de candidaturas foi aberto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior por causa do número muito elevado de candidatos registado entre 6 e 20 de agosto, o prazo previsto para as candidaturas à primeira fase.

No total, candidataram-se nessa altura ao Ensino Superior cerca de 63 mil estudantes, o número mais elevado desde 1996. É, aliás, uma repetição do cenário verificado há um ano, quando o número de candidatos aumentou 22% face ao ano precedente e obrigou também a um aumento extraordinário da oferta de vagas.

Porto é quem mais reforça a oferta

As instituições públicas de ensino superior foram autorizadas a transferir para o regime geral de acesso vagas fixadas e não ocupadas nos concursos especiais.

A Universidade do Porto [de que o JPN faz parte] foi aquela que mais reforçou a oferta: acrescentou mais 414 lugares aos 4.406 inicialmente abertos. As licenciaturas de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia (mais 37 vagas) e de Gestão da Faculdade de Economia (mais 29 vagas) foram os cursos que mais reforçaram a oferta. Biologia, na Faculdade de Ciências, tem mais 25 lugares disponíveis.

Ao nível nacional, a Universidade de Lisboa (mais 368 vagas) e o Instituto Politécnico do Porto (mais 287) são a segunda e terceira instituições, respetivamente, que mais lugares adicionais criaram para os candidatos. O curso que, à escala nacional, mais reforçou o número de vagas abertas foi Engenharia Civil no Instituto Politécnico de Lisboa, com mais 58 vagas.

Num ano em que a pandemia de Covid-19 voltou a mexer com o calendário escolar, os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso só vão ser conhecidos a 27 de setembro. Nessa altura, os estudantes vão poder conferir se foram ou não admitidos aos cursos a que se candidataram através da aplicação ES Acesso, disponível para iOS e Android.